Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Tecnologia

[Tecnologia][twocolumns]

Período de chuvas exige cuidados redobrados contra o mosquito da dengue


O Departamento Municipal de Saúde, através do setor de Controle de Vetores, de Santa Rita do Passa Quatro, orienta a população para que neste período de chuvas os cuidados para evitar a dengue e a chikungunya devem ser redobrados, eliminando assim água parada nos quintais ou dentro das residências.

Qualquer recipiente que possa acumular água pode ser um possível criadouro do mosquito Aedes aegypti. É importante que alguns cuidados sejam tomados, como: lavar bebedouros de animais; não ter pratinhos em vasos de plantas; eliminar qualquer tipo de recipiente que acumule água.

Em 2017, Santa Rita registrou nove casos confirmados de dengue e outros sete casos de chikungunya, entre aproximadamente 250 notificações (suspeitas) no período.

Até anos atrás, a grande preocupação era a dengue, mas agora, de acordo como a Fundação Osvaldo Cruz, a chikungunya apresenta maior risco. Como o vírus ainda é recente nas cidades, poucas pessoas têm os anticorpos da doença, então, a população fica mais vulnerável. A doença provoca dor de cabeça, febre, dor muscular e nas articulações, náuseas, manchas avermelhadas na pele e até queda de cabelo e deixa sequelas podem durar por vários anos.

FÉRIAS


O período de férias escolares e a proximidade do Carnaval são momentos ideais para uma viagem de família. Durante este período, muitas pessoas deixam suas casas em busca de novos destinos, ambiente que pode ser ideal para a proliferação do o Aedes aegypti. O mosquito transmissor da dengue e da chikungunya certamente irá aproveitar um descuido para se reproduzir, portanto, antes de pegar a estrada, certifique-se que tudo está em ordem, eliminando os prováveis criadouros.

Veja algumas dicas, evite deixar no quintal objetos expostos que possam acumular água da chuva, mantenha os pratos de vasos de planta com areia ou furados, piscinas com cloro, ralos de box, banheiro e lavanderia tampados e descarte para coleta de lixo os recipientes inservíveis.

Outra recomendação é o uso de repelente. Evite a picada de mosquitos, pois eles podem estar contaminados.