Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Delegado Responde - CIRETRAN em novo endereço e furto na UBS da Lagoinha



JORNAL O SANTARRITENSE - Dr. Domingos, muitas pessoas tem nos questionado sobre o atendimento da CIRETRAN e do emplacamento de veículos, vez que tem se dirigido ao Prédio da Delegacia e sempre encontram as portas fechadas. O Dr. poderia esclarecer o que está ocorrendo?

DR. DOMINGOS ANTONIO DE MATTOS – Em matéria anterior nós já comentamos que a CIRETRAN, há anos, não estava mais vinculada a Secretaria da Segurança Pública e como via de consequência a esta Delegacia de Polícia. Durante algum tempo, embora sem nenhum vínculo, a Ciretran e o Setor de Emplacamento de veículos ainda permaneceram ocupando espaço no Prédio desta Unidade Policial, isso até o dia 19 de dezembro de 2017, ocasião em que se mudaram e iniciaram atendimento em prédio cedido pela Prefeitura Municipal, sito na Avenida Severino Meirelles, n1230, Centro, defronte ao antigo prédio da AASR.

J.O.S. – O Setor de lacração também está funcionando no mesmo endereço da CIRETRAN?

DR. DOMINGOS – Não, em virtude do Setor de Lacração movimentar um número considerável de veículos, sua instalação junto com a Ciretran, no centro da cidade, onde o estacionamento nas proximidades é de difícil acesso tornou-se inviável. Referida dificuldade motivou a escolha de outro local e atualmente a lacração de veículos está sendo realizada, toda terça e quinta-feira, na Praça Poeta Mario Matoso, Bairro Cinelândia (Praça redonda), onde os usuários poderão procurar pela base móvel do DETRAN. Trata-se de um local de fácil acesso para todos os tipos de veículos, de pequeno e grande porte, não causando nenhum prejuízo para o trânsito.

J.O.S. – Segundo tomamos conhecimento ocorreu furto na UBS do Lagoinha. O Sr. tem mais detalhes sobre esse acontecimento?

DR. DOMINGOS – No dia 11 de janeiro p.p. com pareceu na Delegacia de Polícia um representante da Prefeitura Municipal narrando que, entre os dias 01 a 31 de dezembro de 2017, elementos ainda não identificados, mediante arrombamento, adentraram na obra da UBS do Jardim Lagoinha, sito na Rua Paulo Comim, de onde subtraíram toda fação elétrica, disjuntores, interruptores e fechaduras das portas, causando prejuízo considerável para os cofres públicos. Após tomar ciência imediatamente determinei a elaboração de RDO para registrar os fatos, bem como a expedição de OS ao Setor de Investigação para identificação da autoria. Importante ressaltar que esse tipo de delito não gera prejuízo apenas aos cofres públicos, mais sim para toda população, vez que se trata de uma Unidade de Saúde, construída para aqueles que necessitam de atendimento médico. Talvez o autor, ou autores, imagine que ele e seus familiares nunca irão precisar desse tipo de atendimento e por isso agem de maneira a danificar tão importante prédio público.

J.O.S. - Em outra oportunidade, o senhor comentou a respeito da implantação do Inquérito Eletrônico na Delegacia de Polícia desta cidade. Poderia falar sobre o desempenho deste sistema?

DR. DOMINGOS – Desde o dia 08/12/2017, o sistema IP-e foi implantado na Delegacia de Polícia de Santa Rita do Passa Quatro, conquanto ao envio de Termos Circunstanciados (procedimentos instaurados para a apuração de crimes cuja pena máxima não ultrapasse 2 anos – os chamados crimes de pequeno potencial ofensivo) e Medidas Cautelares (Pedidos de Busca e Apreensão, Pedidos de Prisão Temporária e Preventiva e Medidas Protetivas de Urgência da Lei Maria da Penha). O sistema permite o envio de forma eletrônica destes procedimentos de forma ágil, gerando economia de insumos.

J.O.S. - O senhor teria dados sobre os procedimentos encaminhados?
DR. DOMINGOS – Até o presente momento, contabilizado da data da implantação do sistema, foram instaurados pelo sistema 50 Termos Circunstanciados e 05 Medidas Protetivas, sendo 04 destas Medidas Protetivas de Urgência e 01 Pedido de Busca e Apreensão.

Dos Termos Circunstanciados instaurados, 30 já foram encaminhados ao Juizado Especial Criminal (ajuizados).