47% dos eleitores de Santa Rita não fizeram cadastro biométrico



Santa Rita do Passa Quatro (SP) é o município da região mais atrasado no cadastramento biométrico: 47% dos eleitores ainda não registraram as digitais no cartório eleitoral. O prazo termina em 23 de março.

Eleitores de 84 municípios do Estado de São Paulo precisam fazer o cadastramento biométrico obrigatório, sete deles estão na região.

Além de Santa Rita do Passa Quatro, onde 53% dos eleitores fzeram o cadastramento, Divinolândia já cadastrou 79,60% do eleitorado; em São Sebastião da Grama, 73,50% dos eleitores já se cadastraram; em Santa Cruz das Palmeiras, 69,70%; em Descalvado 69% já foram cadastrados; em Aguaí, 67,40% e em Tambaú, 62,90%.

Biometria O cadastramento biométrico é a coleta das impressões digitais, com fotografa e assinatura digitalizada, e de atualização dos dados cadastrais de cada eleitor. O objetivo é aumentar a segurança do processo eleitoral. Para realizar o procedimento é necessário levar os documentos pessoais, comprovante de residência e título de eleitor.

O atendimento nos cartórios eleitorais é realizado exclusivamente por agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Quem não fzer o procedimento até 23 de março terá o título cancelado, o que implica diversos impedimentos na vida civil, como obter empréstimos em bancos públicos, tomar posse em cargos públicos, renovar matrícula em estabelecimento ofcial de ensino e obter passaporte.