2018 será o ano com mais feriados do século



Não teremos muitos feriadões no sentido mais “feriadão” do termo. Dia do Trabalhador e Proclamação da República serão os únicos que cairão terça ou quinta, o que significa quatro dias de descanso para os afortunados que conseguem enforcar trabalho ou aula. Além desses, Natal também cai terça, mas Natal tem um peso menor para enforcar, já que muita gente está de férias (de verão, concentradas, coletivas…).

Ainda assim, 2018 será um bom ano, na verdade um excelente ano, em se tratando de feriados. Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados serão em uma sexta-feira. Isso sem contar aqueles do primeiro semestre que caem em dias fixos da semana. Vamos lá:

1º de janeiro (Confraternização Universal) – segunda-feira
13 de fevereiro (Carnaval) – terça-feira
30 de março (Sexta-feira da Paixão) – sexta-feira
21 de abril (Tiradentes) – sábado
1º de maio (Dia do Trabalhador) – terça-feira
31 de maio (Corpus Christi) – quinta-feira
7 de setembro (Independência) – sexta-feira
12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) – sexta-feira
2 de novembro (Finados) – sexta-feira
15 de novembro (República) – quinta-feira
25 de dezembro (Natal) – terça-feira

A aprovação do Dia da Consciência Negra como feriado nacional ainda está em trâmite no Congresso. Em 2018, ele também cairá em uma terça-feira. Então, caso você more em uma das mais de 1.000 cidades onde já é feriado (o que inclui São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e João Pessoa), ganhará mais um feriadão.

Sendo assim, os sortudos que emendarão todos os feriados possíveis terão 36 dias de folga. Como “folga” entendemos o uso prático do termo “feriadão”: caiu terça ou quinta, quatro dias. Caiu no fim de semana, nenhum dia (pedimos desculpas a todos que trabalham sábado e/ou domingo pelo asterisco que não contempla os feriados que fazem, sim, diferença para vocês). Também esticamos o Carnaval a cinco dias de folga, considerando que o meio período da Quarta-Feira de Cinzas é um dia morto. Vamos comparar. Em 2017, tivemos Ano-Novo no domingo, Dia do Trabalhador e Natal na segunda, República na quarta, Tiradentes na sexta e uma penca na quinta: Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados, além de (Corpus Christi). 

Um belo ano, mas, ainda assim, com dois dias a menos de folga que em 2018: 34. Lembramos também dos feriados municipais que em cada cidade acontece em datas diferentes. O aniversário de Santa Rita do Passa Quatro, dia 22, cai numa terça-feira.