Policial

[Policial][bsummary]

Cultura

[Cultura][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Tecnologia

[Tecnologia][twocolumns]

Zoonoses divulga balanço da Campanha antirrábica no município


O Serviço de Controle de Zoonoses, do Departamento Municipal de Saúde de Santa Rita do Passa Quatro, divulgou o resultado da Campanha De Vacinação Antirrábica, promovida no último mês de outubro, no município. No total, a campanha vacinou 6020 animais, sendo 4898 cães (3082 na zona urbana; 1816 na zona rural) e 1122 gatos (427 na zona urbana e 695 na zona rural).

Realizado em parceria com o curso de Medicina Veterinária da Universidade Brasil, de Descalvado, a Campanha De Vacinação Antirrábica 2017 aconteceu entre os dias 6 e 20, na Zona Rural, quando as equipes percorreram todas as propriedades do município, vacinando os animais nos próprios locais, e no dia 29 de outubro, na Zona Urbana e Santa Cruz da Estrela, em 13 pontos de vacinação.

Disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS), a vacina é gratuita e deve ser aplicada anualmente em animais acima de três meses de idade. Todas as seringas e agulhas são descartáveis.

Serviço de Controle de Zoonoses agradece aos estudantes e à direção da faculdade, pela parceria nesta importante ação de saúde pública.

A raiva é uma doença transmissível entre animais e também do animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. Desde 1981 não há registro de casos de transmissão da doença a seres humanos por cães ou gatos.

FOTO: Cão sendo vacinado na Zona Rural de Santa Rita em campanha antirrábica promovida pelo Serviço de Controle de Zoonoses (Arquivo/Divulgação)