Conheça o Bitcoin, a moeda digital que está mudando o mundo


Cada dia mais, o Bitcoin vai ganhando espaço na mídia, seja pela sua valorização, ou por suas polêmicas. O fato é que, desde 2008, a moeda tem crescido de valor de forma surpreendente (1 Bitcoin já chegou a valer R$16.000), e feito muitas pessoas apostarem na moeda digital e criptografada, seja para fazer compras ou para investir.

A moeda é digital e tem como característica principal o fato de permitir transações financeiras livres de controles de governos, verificadas pelos próprios usuários e gravadas em uma espécie de livro-caixa próprio, usando uma tecnologia chamada de blockchain. Para comprar com bitcoin, basta ter em mãos a carteira digital da pessoa que irá receber o dinheiro, seja através de uma sequência de caracteres ou por código QR (aqueles quadrados muito comuns entre smartphones) e fazer a transferência devida.

Ela é gerada de maneira semelhante ao ouro: blocos de informações são disponibilizados nos quais computadores vão decifrando estes códigos, recebendo frações da moeda como recompensa. No início, qualquer computador conseguia dar conta do recado, mas hoje, só minera quem tem máquinas específicas para este fim, ou quem compra espaço em empresas que compartilham a mineração.

Já o seu fator investimento, vem justamente pela sua valorização. No seu início, um Bitcoin valia apenas alguns centavos de dólar. No início do ano, a moeda, já valorizada, valia cerca de dois mil reais e, hoje, ela está na casa dos 14 mil reais, tendo atingido o pico de R$16.000. Mesmo sendo volátil, semelhante ao mercado de ações, muitos apostam em sua valorização, adquirindo frações da moeda e acumulando uma pequena fortuna, na esperança de que ela possa um dia, segundo algumas previsões, chegar a valer 100 mil dólares, ou, mais ou menos, 300 mil reais.