ZPP Meio Ambiente: Clima, árvores e porque ter um ambiente equilibrado


Além de deixar os locais mais agradáveis, nos presentear com seus frutos e beleza exuberante, as árvores têm um papel fundamental no equilíbrio do clima do planeta, contribuindo para o controle das temperaturas e no regime de chuvas. Contudo, as florestas estão perdendo espaço com a incessante exploração de seus recursos, fator preocupante, para a sobrevivência de espécies, inclusive a nossa.

De acordo com o primeiro censo de árvores global, há aproximadamente 3,04 trilhões de árvores no Planeta Terra hoje, cerca de 420 por pessoa. O dado pode até parecer animador, mas não é bem assim – o número de árvores diminuiu 46% desde que os humanos começaram a cultivar a terra. Utilizando mapas espaciais de perdas de cobertura vegetal e densidade de árvores, o estudo es ma que estamos removendo 15,3 bilhões de árvores do mundo por ano.

Mas, afinal devemos nos preocupar? Sim, e muito! As árvores são capazes de equilibrar o ambiente, auxiliando na puri cação do ar, “neutralizando” os gases do efeito estufa causados pelo homem, principalmente o gás carbônico. Além disso, um ecossistema com floresta nos oferece, gratuitamente, inúmeros benefícios.

Papel das árvores na regulação do ambiente

  • Produção do oxigênio e limpeza do ar;
  • Renovação do ar;
  • Proteção do solo – as árvores facilitam a in ltração da água da chuva até os lençóis freáticos, onde é armazenada; 
  • Proteção dos rios, córregos e represas por não permitirem que ocorram processos de erosão e assoreamento desses locais, garantindo assim uma água mais limpa e pura;
  • Redução da sensação térmica – além da sombra, a absorção da radiação solar e a transpiração de vapor de água das árvores contribuem diretamente para a redução da sensação térmica; 
  • Garantem a sobrevivência de espécies de animais, por meio da oferta de alimento e abrigo;
  • Fornecimento de matéria-prima como medicamentos, madeira, fibras, látex, resinas e outros.
  • Diminuição da poluição sonora – as árvores atuam como barreiras naturais contra o som. Essa função pode ser ainda mais e ciente em uma floresta densa; 
  • Proteção contra o vento – elas funcionam como uma e ciente barreira capaz de diminuir a velocidade dos ventos, evitando assim eventuais prejuízos;

Mais árvores, mais segurança para nós!


O plantio de árvores nas cidades contribuem com a manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas em parques e bosques urbanos. Elas desempenham as mesmas funções que as florestas em áreas rurais, amenizando os efeitos poluentes e equilibrando o clima nos grandes centros.

E você pode contribuir com esse movimento de mais árvores na cidade. Contudo, deve buscar orientação na Prefeitura de sua cidade e, acima de tudo, saber qual a melhor espécie é mais adequada para o plantio em determinado local.

Fontes: Ministério do Meio Ambiente, Nature, Pesquisa Mudanças Climáticas na Imprensa Brasileira, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).