Ponto facultativo de Zequinha de Abreu foi antecipado para segunda-feira, dia 19



Nascido no dia 19 de setembro de 1880, em Santa Rita do Passa Quatro, José Gomes de Abreu é homenageado anualmente em sua cidade natal, por sua relevante importância para a cultura nacional, e a data do seu aniversário é ponto facultativo no serviço público municipal.

Este ano, a data cai em uma terça-feira e para não prejudicar o andamento das atividades, através do decreto 2.680/16, o ponto facultativo foi antecipado para a segunda-feira, dia 19, quando a prefeitura e demais repartições públicas, como escolas municipais e creches, estarão fechadas, com a manutenção apenas dos serviços essenciais, que são coleta de lixo e ambulâncias.

O expediente volta regularmente na terça-feira (19/9) quando também começa o 56o Festival Zequinha de Abreu, que este ano comemora o centenário do choro “Tico-tico no Fubá”, a música brasileira mais executada no mundo.

Zequinha de Abreu faleceu em São Paulo no dia 22 de janeiro de 1935, deixando uma obra com cerca de 300 composições, entre valsas, maxixes, choros e marchas. Além de “Tico-tico no Fubá”, estão entre suas composições mais conhecidas as valsas “Branca” e “Tardes em Lindóia” e os chorinhos “Os pintinhos no terreiro”, “Pé de Elefante” e “Sururu na cidade”.