Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

ZPP Meio Ambiente: Cuidados com a Natureza



Mais do que só cuidar dela, é preciso ter sabedoria para utilizá-la: afinal, a natureza nos proporciona também o alimento - a base para tantos sabores. E a sabedoria continua ao dar a destinação correta ao fim da vida dos produtos - principalmente das embalagens. Afinal, a reciclagem hoje é um sinônimo de vida sustentável.

Pensando em vida sustentável, a água também merece uma atenção especial. Este recurso vital é um dos responsáveis pela imensa biodiversidade do planeta - e uma das principais fontes de energia de nossa sociedade. O uso sem responsabilidade ou moderação pode causar a escassez deste importante bem - além de agravar o problema das mudanças climáticas e seus fenômenos. Além de economizar água em casa, usando o recurso de forma econômica nas atividades cotidianas, é importante saber que um simples papel jogado nas ruas da cidade contribui para entupir bueiros e galerias pluviais. Esses resíduos agravam o problema das enchentes e inundações quando ocorre uma chuva mais forte - e as consequências acabam voltando para nós mesmos.

Dentro de casa, podemos tomar outras atitudes simples, mas de grande impacto quando o assunto é a preservação do meio ambiente. De quebra, ainda podemos ter um efeito positivo na saúde de nossa família e de toda a comunidade. A reciclagem é o maior exemplo disso. Mais da metade do lixo que produzimos pode ser reciclado - atitude que gera inúmeros benefícios para o meio ambiente, melhora a vida nas cidades, gera renda de forma digna e sustentável para milhares de pessoas e ainda movimenta a economia. Separe metais, plásticos, papéis e vidros e informe-se sobre a existência do serviço de coleta seletiva na sua região. Caso ela não exista, entre em contato com a prefeitura para informar que essa é uma demanda da comunidade. Outra possibilidade é buscar cooperativas de catadores e combinar um dia da semana para que seja feito o recolhimento do lixo reciclável no seu prédio, na rua ou até mesmo no bairro.

Toda mudança de comportamento começa por pequenos atos, novas atitudes. Com o meio ambiente não poderia ser diferente: basta dar o primeiro passo.