Alunos da EE Nelson Fernandes agradecem ao prefeito e Comasa por apoio em evento internacional



Alunos e professores da Escola Estadual Nelson Fernandes, que participaram do 5o Space Camp, estiveram esta semana no gabinete do Prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Leandro Luciano dos Santos para agradecer o apoio recebido para a participação no evento científico internacional, que aconteceu de 25 a 30 de julho, em Foz do Iguaçu (PR).

Na ocasião, a pedido do Prefeito, a Comasa (Companhia Águas de Santa Rita), concessionária do serviço de saneamento básico do município, foi um dos patrocinadores do grupo em mais esta participação.

Com o patrocínio e apoio de mais empresas do município, os alunos André Luis Juliate de Jesus e Atílio Leitão Pellegrino, acompanhados pelo professor Antonio Otavio Pellegrino, o Tuca, participaram do evento realizado nas dependências da Uniamérica e Recanto Vitória, junto com estudantes de várias regiões do Brasil e também do Paraguai. A seleção dos participantes foi feita pelo desempenho na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) em 2016.




Os participantes foram distribuídos em equipes para propiciar uma maior integração entre alunos e professores de regiões diferentes. Todas as equipes participaram de palestras e cumpriram várias tarefas: montagem de circuitos elétricos, programação de arduino, construção de um robô sonda (Rover) para coleta de amostras em um terreno simulando a superfície de Marte, construção de foguetes de combustível sólido que levou ao espaço um ovo e este retornou intacto descendo de paraquedas. O desafio final foi construir quatro minissatélites (PocketQube), equipados com sensores e cartões SD para gravação dos dados coletados na atmosfera.

Os Pockets foram levados ao espaço por um balão meteorológico que atingiu a altura de 30 km e levaram também insetos e plantas. O experimento caiu no rio Iguaçu 4 horas após seu lançamento sendo resgatado e levado até a Uniamerica.

Frequentemente os alunos da escola são premiados em competições estudantis pelo Brasil, divulgando o nome de Santa Rita do Passa Quatro por onde passam e se destacam. Por este motivo, a escola tem sempre contado com o apoio do Governo Municipal, que dentro das possibilidades, ajuda no que é necessário.

O patrocínio da Comasa foi de nido em reunião entre os alunos e professores da escola, no gabinete do Prefeito, junto ao Gerente de Operações da Comasa, Felix Antonio de Moura, com a presença da Vice-prefeita Maria Rita Mondin de Oliveira e do Vereador Kleber Alessandro Borotto.

A EE Nelson Fernandes tem tradição nesse tipo de competição e vem destacando ao longo dos anos em eventos como Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Olimpíada Paulista de Matemática, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e Jornada de Foguetes, Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (OIAA), entre outros.