Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Tecnologia

[Tecnologia][twocolumns]

Pensando Bem: Dinheiro não é tudo



Eike Batista que o diga. Sem curso superior, foi preso e colocado em cela comum (até certo ponto). Interrogado, pode colocar mais lenha na fogueira das vaidades da Câmara Federal e do Senado.

O Brasil passa por um momento singular, onde pela primeira vez, bandidos de colarinho branco estão sendo presos em massa e interrogados. Uma máfia imensa incluindo empresários e políticos. Uma teia de corrupção do tamanho do Brasil. Há quem tenha tanto dinheiro que não conseguiria gastar em vida. Pergunto: pra quê?

Corruptos.
O que move a corrupção é um desvio de caráter chamado ganância: insatisfação crônica relacionada ao poder aquisitivo. Quanto mais se tem, mais se quer.

A ganância, fazendo uma aliança com o sistema capitalista e o meio político, forma uma massa cinzenta e fétida que se torna um monstro devorador. O que este monstro devora? A saúde, a educação, o transporte público, obras públicas, enfim: a dignidade do cidadão de bem.

Diz o Livro que: “o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males” (1a Timóteo 6:10). Com certeza. A ganância move o tráfico de drogas, a prostituição, o comércio de seres humanos e a corrupção na política. Até mesmo no seguimento religioso vemos igrejas e líderes enriquecendo às custas de fiéis incautos.

Há cura para a ganância? Há como extirparmos o câncer da corrupção? Seria possível a existência de uma sociedade livre desse mal destruidor?

Você é quem você adora.
Uma revelação bíblica que sempre me intrigou está no Salmo 115:8. Aquilo que se torna objeto de nosso culto acaba interferindo em nossa essência: “Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles con am”. O contexto está relacionado à imagens de escultura com a nalidade litúrgica, mas o princípio é o mesmo. Quem ama o dinheiro desumaniza-se, vira objeto, perde o calor dos relacionamentos, vive em função das cifras e não mais do sentimento fraterno, social, amistoso.

Assim como que consome drogas ilícitas, quem vive de furtos, quem mata, quem mente, quem pratica a prostituição, que consome pornografia, quem fala mal da vida dos outros. Assim disse James Hunter: “Pensamentos viram ações, ações viram hábitos, hábitos viram o caráter e o caráter vira destino”.

Proposta indecente.
O atrevido tentador de nosso Senhor fez uma proposta indecente ao Mestre. Fê-lo contemplar o mundo com todos os seus reinos e grandeza e propôs: “ – tudo isso te darei se prostrado me adorares”. Enfraquecido pelo jejum e próximo a iniciar seu ministério que duraria três anos antecedendo sua morte e ressurreição, Jesus Cristo respondeu com a mais importante revelação de todos os tempos: “ Está escrito: ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele servirás, só a Ele prestarás culto”.

Pensando bem, a ganância nada mais é que adoração ao objeto errado. Não há no mundo nada e ninguém que mereça nossa adoração, exceto DEUS.

Cada um tem um pouco.
Não adianta “malhar o Judas” que está no Eike Batista e esquecer que há um “judas” em cada um de nós. “Todos pecaram” diz a Bíblia “e estão destituídos da Glória de Deus” (Rm 3:23). Não há ninguém que possa dizer: “ - desta água não bebo” ou “não beberei”. Mas Deus, que é rico em misericórdia, propõe arrependimento, contrição, anseio por mudança, por honestidade de propósitos, desejo por vida limpa. Vejo na Bíblia um chamamento. Não a pessoas boas (como supõem alguns), mas aos que estão, de fato, sofrendo na alma, os males de seus erros e pecados.

“O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” ( 2a Pedro 3:9).

Pensando bem, volte-se para Deus. Não me refiro exatamente à uma religião em si, mas à Deus, em primeiro lugar. Cristo é o único caminho. Simples assim. Uma oração breve, mas sincera, feita em seu nome, é su ciente para que Deus te ouça e um novo tempo se inicie em sua vida. De fato, dinheiro não é tudo. Deus é tudo! A salvação de Cristo é tudo. O amor de Deus por você e em você, é tudo.

sergiomarcosmevec@gmail.com