2o Concurso Literário Santa Rita premiou estudantes do município



Com a presença de estudantes, pais e professores, aconteceu no último dia 27 de outubro, quinta-feira, no Centro Cultural Mário Covas, a premiação do 2o Concurso Literário de Santa Rita do Passa Quatro, promovido pela empresa Bomsistema - Sistemas de Pressurização de Fluidos Ind. e Com. Ltda., em parceria com o o Departamento de Educação, da Prefeitura Municipal.

Iniciativa do setor privado, que contou com total apoio do poder público, em prol da educação e cultura santarritenses, o concurso tem como objetivo revelar talentos da literatura local e estimular jovens na criação literária.

Foram premiados estudantes de ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas e particulares locais, em quatro categorias literárias: Conto, Poesia, Crônica e Dissertação Crítica, com tema livre.

A comissão julgadora seguiu critérios da Academia Santarritense de Letras e teve como missão selecionar os melhores trabalhos, dentre os quais foram escolhidos os vencedores. Assim como na edição anterior, um livro foi editado com os trabalhos inscritos no concurso.

O melhor trabalho de cada grupo recebeu da empresa Bomsistema um prêmio em dinheiro, distribuído da seguinte maneira: 1o Lugar, R$ 550; 2o e 3o lugares, troféu de participação. A diretoria da Escola do aluno vencedor também recebeu troféu, assim com o professor orientador.

O evento de premiação tomou conta do Centro Cultural, com a participação de estudantes, familiares, professores, dirigentes de escolas, além de autoridades municipais e funcionários da Bomsistema.

Uma mesa foi formada com autoridades municipais, membros da Academia de Letras e demais da comissão julgadora, além de dirigentes da empresa.

Em seu discurso, o sócio proprietário da empresa, Carlos Alberto Vanzella Rossi, falou dos obje vos do concurso, enalteceu a participação das escolas e agradeceu o apoio da Prefeitura.

O diretor do Departamento Municipal de Educação, Clovis A onso Zerba o, também discursou, falando da importância do trabalho e elogiou a iniciativa da empresa Bomsistema. Em nome da Câmara Municipal, o vice-presidente e vereador Lucas Comin Loureiro também fez uso da palavra, enfa zando a importância das parcerias entres os setores público e privado.

O evento foi abrilhantado como muita música através do Projeto Construindo o Amanhã, da EMEF do CAIC Laura Suriani Barbuio, com coral, auta e violão.

Após os discursos, começou a premiação. Primeiro foram entregues medalhas aos alunos que se destacaram em cada categoria. Em seguida, foram chamados ao palco os estudantes que caram nas três melhores posições, das quatro modalidades, assim como professores orientadores e representantes das escolas.

CONFIRA OS PREMIADOS
POESIA - 1o lugar, Álvaro Leitão Pellegrino (EE Nelson Fernandes), com “A Matemática”; 2o lugar, João Victor Camargo Maria Vieira (Sesi), com “Soneto Da Condenação; 3o lugar, Gabriel Denardi Mion (Sesi), Com “A Alma Do Gueto”.

CRÔNICA - 1o lugar, João Victor Camargo Maria Vieira (Sesi), Com “O Diálogo de Julinho”; 2o lugar, Matheus William Lopes (Etec Manoel dos Reis Araujo), com “A Moça Triste”; 3 lugar, Beatriz Alberghe Soeira (Etec Manoel dos Reis Araujo), com “Noite de Outono”.

CONTO - 1o lugar, Bianca Ketlin dos Santos (EE Ignez Giare a Sguerra), com “O Cachorro Zé Coitado”; 2o lugar, Gabriela dos Santos Teixeira (EE Ignez Giaretta Sguerra), com “A Menina Que Não Sabia Ler”; 3o lugar, Wellington Luis Sintenaro (Etec Manoel dos Reis Araujo), “Os Contos de Uma Raposa”.

DISSERTAÇÃO - 1o lugar, Israel Lucas Utinetti Evangelista (EE Nelson Fernandes), com “Entre Serras e Cachoeiras”, 2o lugar, Amanda Gabrielly Antão (EE Ignez Giaretta Sguerra), com “Mais Um”; 3o lugar, Cleyton Tose da Silva (EE Nelson Fernandes), com “Quem a vê, não a esquece jamais”.