Confira como foi a abertura dos Jogos da Integração 2016



Com desfile das escolas participantes, juramento do atleta, desfile da tocha e acendimento da pira olímpica, começou na última terça-feira, dia 18, a edição 2016 dos Jogos da Integração Municipal, evento esportivo que reúne estudantes com idade entre 8 e 17 anos, de Santa Rita do Passa Quatro.

Devido a reforma no Ginásio de Esportes Celso Sintoni, o evento acontece este ano na Quadra Municipal Professor Oscar de Oliveira Alves (ao lado do Instituto Olavo Bilac).

A abertura dos jogos contou com a presença de autoridades municipais e diretores e representantes das escolas participantes. Entre os presentes, esteve o vereador Lucas Comin Loureiro, vice-presidente da Câmara, o diretor do Departamento Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Arnaldo Reatto dos Santos, e vice-diretora do Departamento Municipal de Educação, Ana Lucia de Lima Santoro, e o ex-prefeito José Roberto Barbuio, que atualmente integra o Departamento de Esportes. 


O aluno Glauber da Silva Marques de Souza, da EMEF João Batista da Rocha Corrêa, de Santa Cruz da Estrela, acendeu a pira olímpica e a aluna Mayara Cristina Oliveira de Lima, da EMEF do CAIC Laura Suriani Barbuio, leu o juramento do atleta, encerrando as solenidades.

Em seguida, zeram uso da palavra o vice-presidente da Câmara e o diretor do Departamento de Esportes, ambos com mensagens de apoio ao evento e ao esporte de forma em geral, como instrumento formador de caráter da cidadania.

As disputas começaram logo após a cerimônia de abertura, como a partida de basquete masculino, categoria infanto, entre EMEF CAIC Laura S. Barbuio e EE Nelson Fernandes. Com a vitória do Nelson Fernandes por 60 a 17. 


Este ano, dez instituições de Ensino da cidade participam da competição: EMEF Madre Carmelita, EMEF Francisco Ribeiro, EMEF do CAIC Laura Suriani Barbuio, EMEF João Baptista da Rocha Correa, EE Nelson Fernandes, ETC Manoel dos Reis Araújo, Cooperativa de Ensino e Cultura, CE SESI-255 Salomão Esper, Colégio Artes e Letras - Objetivo e Instituto das Filhas de São José.

Até o dia 10 de novembro, os estudantes disputam as modalidades: futsal, basquete, vôlei, handebol, queimada e natação, nas categorias feminino e masculino. Os jogos acontecem na própria quadra municipal, de segunda a sexta-feira, no período da tarde. As competições de natação no Ginásio Poliaquático do Centro de Lazer do Trabalhar Santarritense Waldomiro Brás Barioni.