Concurso de fotografia “A Avifauna na minha cidade”



Com o anfiteatro “Américo Persin” lotado, aconteceu na noite de 22 de setembro, no Centro Cultural “Governador Mario Covas”, a premiação do Concurso de fotografia “A Avifauna na minha cidade”, promovido pela Prefeitura Municipal, através do Departamento de Educação e Fazenda Santa Cruz.

As cerimonialistas Professoras Ana Lucia Santoro e Ana Lucia Tavares destacaram a presença de alunos, pais e familiares, professores, coordenadores, gestores escolares, autoridades, entre elas o Diretor do Departamento de Educação do Município, Clovis A onso Zerbato e o propulsor do evento, Dr. Milton Meirelles de Souza Filho.

O Projeto
Em meados de fevereiro, houve uma reunião no gabinete do prefeito, com representantes dos Departamentos de Educação e de Meio Ambiente, os quais foram presenteados por Dr. Milton com o belo exemplar do livro in tulado “Aves e Mamíferos da Fazenda Santa Cruz”. O livro traz em seu interior uma riqueza de informações coletadas em sua propriedade, localizada em nosso município e é fruto da pesquisa realizada por uma equipe conceituada de biólogos, técnicos e outros pro ssionais da área.

Logo no primeiro contato, a obra surpreendeu, sobretudo pelas fotos, devido à variedade, beleza, diversidade, riqueza de detalhes. Assim vislumbraram a possibilidade de dispor o livro a toda Rede de Ensino Municipal, Privada e Estadual, com a proposta de realizar trabalhos acerca da temática tão importante através de um Concurso fotográfico. A ideia foi apresentada aos gestores de escolas Municipais, Particulares e Privadas e todos abraçaram a causa com entusiasmo.

Foi elaborado o Projeto Intulado Concurso de Fotogra a “A Avifauna na minha cidade”, resultando em 473 inscrições. O Departamento de Educação recebeu 159 fotos pré-selecionadas pelas escolas par cipantes: EE Nelson Fernandes, CEC-COC Coopera va de Ensino e Cultura, EE Ignez Giare a Sguerra, EMEF do CAIC Laura Suriani Barbuio, ETEC Manoel dos Reis Araújo, EMEF Francisco Ribeiro, SESI 255 Salomão Esper, EMEF Madre Carmelita e Escola Artes e Letras.

A Comissão Julgadora formada por: Claudia Massoli Comin Gusson – Fotógrafa, Jeannine Persin Borges – Fotógrafa, João Paulo Missiatto – Ornitólogo, José Carlos Zampar – Ornitólogo, Paschoal Alexandre Belo – Ornitólogo, Patrícia Zamprogno – Jornalista e Wellington Alexandre do Amaral – Biólogo da Fazenda Fortaleza escolheu dentre as 159 fotos, os primeiros, segundos e terceiros lugares de acordo com as categorias: 5o anos, 6/7o anos, 8/9o anos e Ensino Médio.

Vencedores do Concurso
Categoria 5o anos: 1o Lugar: Luiz Otávio dos Santos, Escola SESI – “Salomão Esper”; 2o Lugar: Evelyn Caroline Lopes, EMEF do CAIC “Laura Suriani Barbuio”; 3o Lugar: Cassiane Victória Gaspar, EMEF do CAIC “Laura Suriani Barbuio”.

Categoria 6o/7o anos: 1o Lugar: Karen De Almeida Antunes, EMEF do CAIC “Laura Suriani Barbuio”; 2o Lugar: Ana Carolina Guerrero Boaventura, EMEF do CAIC “Laura Suriani Barbuio”; 3o Lugar: Gabriel Vinicius de Campos Flora, EE “Nelson Fer- nandes”.

Categoria 8o/9o anos: 1o Lugar: João Vitor Siqueira Cesar Delsin, Escola SESI – “Salomão Esper”; 2o Lugar: Isabelle Terassi Froner, CEC–COC Cooperativa de Ensino e Cultura; 3o Lugar: Isadora Lopes, EE “Ignez Giare a Sguerra”.

Categoria Ensino Médio: 1o Lugar: Lucas Rezende Lozano, Escola SESI – “Salomão Esper”; 2o Lugar: André Luis Juliate de Jesus, EE “Nelson Fernandes”; 3o Lugar: Arthur Rebelo Dos Santos, EE “Nelson Fernandes”.

Premiação: 1o lugar – um Troféu, um smartphone e um exemplar do livro; 2o lugar – uma Medalha de prata, uma Bicicleta mountain bike aro 26 e um exemplar do livro; 3o lugar - uma medalha de bronze, um relógio de pulso e um exemplar do livro.

Todas as fotos, belíssimas foram apresentadas em um telão para o grande público que prestigiou esse excelente evento. Em nome do Professor Clovis Afonso Zerbato e do Dr. Milton Meirelles de Souza Filho, parabenizamos os organizadores e todos que abraçaram e participaram desse grandioso Projeto.