ETEC promove maratona de estudos



No intuito de adquirir conhecimento e haver uma melhor integração entre as classes dos cursos de Gestão (Recursos humanos, Serviços Jurídicos e Contabilidade) foi realizada a semana de estudos na ETEC de Santa Rita do Passa Quatro. Os temas das palestras foram variados, desde assuntos que explanavam o mercado de trabalho, solidariedade, até assuntos jurídicos. A maratona começou no dia 13 de setembro, na terça-feira, e terminou com um café solidário na sexta- feira da mesma semana.

Dando início ao ciclo de palestras, a Professora da ETEC Tatiana Monteiro deu a palavra para o professor da ETEC, Guilherme Batagini, que discursou sobre Qualificação Profissional, e enfatizou a importância de não apenas concluir o curso e receber um título, mas aproveitar e realmente se enriquecer de aprendizado durante a trajetória de estudos e poder ter capacidade de aplicar de modo prático a futura profissão. Em seguida, palestrou o advogado da OAB, Aquiles T. Zurlo, falou sobre os Princípios Constitucionais da Administração Pública, o que se resume na palavra LIMPE, significando princípio da Legalidade, da Impessoalidade, da Moralidade, da Publicidade e da Eficiência.

No segundo dia da Maratona, a advogada Carla de Souza abordou um tema de cunho jurídico e relativamente recente, a chamada Alienação Parental. Trata-se de quando há interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos pais. Nas palavras do psicólogo Alisson F. da S. Rissi, que deu continuidade no segundo bloco sobre o tema, ele sintetizou: “Quando a mãe faz a caveira do pai para a criança”. Podendo acarretar em sérios prejuízos emocionais para o filho.

No dia seguinte, o professor Matheus fez a abertura para apresentação do Inova, refere-se ao Núcleo de Inovação Tecnológica Paula Souza, que é uma oportunidade única dos alunos desenvolverem suas ideias. O primeiro grupo de alunos apresentou o projeto de uma Agência de Recrutamento e Seleção e o segundo, sobre uma rede de contatos para encontrar emprego (similar ao Linkedin); ideias inovadoras aplicadas na cidade de Santa Rita.

Logo depois, tivemos a presença da nutricionista Stefani Naca Moda e do professor de academia, Diego Daniel Teixeira; que falaram sobre a Qualidade de Vida. Foi elucidado sobre como ter uma boa alimentação e se exercitar adequadamente. Stefani disse até mesmo sobre alimentos para diminuirmos o stress, como alface e chá verde. E Diego, explicou a diferença de exercício físico e atividade física, sendo que a primeira se trata quando há regras (academia), já a outra, sig- nifica até mesmo quando vamos buscar um pãozinho na padaria. E em um clima descontraído, orientou os alunos num exercício la- boral (alongamento). Em seguida, tivemos a apresentação de um teatro, feito pelos próprios alunos, sobre o projeto Agencia de Recrutamento e Seleção.

Na sexta-feira, Antônio Centenário, Diácono da Igreja Católica, fez uma palestra sobre solidariedade, e enfatizou a mensagem que nós não vivemos sozinhos, precisamos dos outros, até mesmo para nossa própria felicidade. A Diretora Maria Salete Zufelato Vencel e a Coordenadora Pedagógica Lucia Helena Pacheco fizeram o encerramento, agradecendo a equipe ETEC e a todos os alunos pela participação e também pela doação de alimentos a escola Pequeno Príncipe. E em seguida, houve a confraternização com o café solidário, onde cada um contribuiu com um prato de doces, salgados ou refrigerantes, ilustrando que a vida se constrói com colaboração. Deixando a mensagem que ao estendermos a mão ao próximo, ganhamos um amigo. E dessa maneira, conquistamos o melhor da vida; que é o encontro com o nosso eu, que está no re exo de cada um de nós.

Jornalista Regiane Reatto Soares