Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Tecnologia

[Tecnologia][twocolumns]

Com Ecoponto, Prefeitura busca solução para lixo descartado irregularmente


O local, no Jardim Alvorada, que antes acumulava lixo depositado irregularmente, após um trabalho do Departamento Municipal de Meio Ambiente de Santa Rita do Passa Quatro, foi totalmente revigorado, recebendo cerca, placas indicativas e a plantação de árvores.

A ação, que também comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, foi concretizada na última terça-feira, dia 7, com o plantio de 40 mudas de Oiti, espécie nativa da região, com a presença do prefeito Leandro Luciando dos Santos, diretores municipais, professores e alunos da EMEF do CAIC Laura Suriani Barbuio.

Sob orientação da equipe do Departamento de Meio Ambiente, as crianças tiveram a oportunidade de plantar as mudas e também de ouvir informações importantes sobre como preservar a natureza.

Toda a margem da estrada, onde o lixo era descartado irregularmente, foi cercada e as 40 mudas de Oiti plantadas com espaçamento de aproximadamente 6 metros, uma das outras. A cerca também recebeu mudas de Tumbergia, uma espécie de trepadeira, que dá flores azuis, e visam embelezar o local.

ECOPONTO 
Placas informativas e cerca que delimita o local onde foram plantadas 40 mudas de espécie nativa da região (AssCom/Divulgação) 
Além de revigorar o local, como alternativa para as pessoas descartarem o lixo de forma regular, o Departamento de Meio Ambiente também inaugurou o primeiro Ecoponto da cidade.

O local na Avenida José Ribeiro de Oliveira, onde está localizada a Caixa D’Água do Jardim Nova Santa Rita (Serra), é destinado a descarte pela população de pequenas quantidades de entulho de construção, restos de podas de árvores, móveis velhos e lixo reciclável.

O Ecoponto visa coibir o descarte irregular de materiais que não podem ser considerados como lixo comum ou doméstico, este recolhido normalmente pelo serviço de limpeza pública municipal.

Os recicláveis serão destinados à Associação dos Agentes Ecológicos de Santa Rita.

Haverá um limite para descarte de restos de poda ou de construção civil, pois visa atender à população que fez pequenos trabalhos e o volume gerado de resíduos não justifica a contratação de serviço de recolha. No caso de volumes maiores, os responsáveis permanecem obrigados a contratar as empresas de caçambas, normalmente.

O Ecoponto já está funcionando, com horário das 6h às 18 horas, de segunda a sexta-feira, com a presença de um funcionário da prefeitura que irá receber o material e também controlar a limpeza do local, evitando a proliferação de pragas, como o mosquito da dengue, por exemplo.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 
O primeiro Ecoponto da cidade, que visa evitar o descarte irregular de resíduos (AssCom/Divulgação) 
Sempre enfatizando a educação ambiental, o Departamento de Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, preparou uma série de ações entre os dias 6 e 10 de junho. Chamada de Semana do Meio Ambiente, a ação foi voltada a conservação, preservação e conscientização ne comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no município, data anualmente celebrada no dia 5 de junho, em todo planeta.

Crianças participando de atividade de educação ambiental, em comemoração oa dia Mundial do Meio Ambiente (AssCom/Divulgação)