Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Atividade Delegada é realidade. Conheça mais sobre a iniciativa que busca melhorias na segurança pública.



Preocupado com a segurança da população, tão logo recebeu resposta de seu requerimento onde o Execu- tivo informava sobre a não assinatura do convênio com a SSP/SP para implantação da “Atividade Delegada” no nosso município, em virtude de di culdades nanceiras, imediatamente o vereador Dr. Domingos Antonio de Mattos procurou o Prefeito Municipal, Dr. Leandro Luciano dos Santos, propondo que juntos procurassem uma alternativa, vez que arquivado o referido convênio sua implantação futura dependeria de novo processo, o que demandaria muito tempo.

O Sr. Prefeito também demonstrou preocupação com a segurança da comunidade e, concordando com a colocação do Dr. Do- mingos, decidiram iniciar um trabalho conjunto para que a Atividade Delegada fosse efetivamente implantada de forma que não comprometesse as finanças públicas. Após várias reuniões do vereador Domingos, Prefeito Leandro e membros da Polícia Militar, chegou-se a um consenso sobre Convênio que, a princípio, atenderia os anseios da população e seria suportado pelos cofres públicos. 

Concluída essa primeira etapa, no dia 02 de junho p.p., o Capitão Veiga, Comandante da 3a Cia. de Descalvado, foi convidado para uma reunião no gabinete do Prefeito onde lhe foram expostas as necessidades e possibilidades do Município, tendo o mesmo concordado e, no dia 04 de junho, o Convênio com a nova minuta foi assinado pelo Sr. Prefeito Municipal, tornando a Atividade Delegada uma realidade.

Na proposta anterior o município estaria disponibilizando 150 vagas mensais o que iria gerar um custo muito elevado, razão pela qual, entre outros ajustes, essas vagas foram reduzidas para 60 mensais, esclarecendo que cada vaga corresponde a um policial em jornada de 8 horas. Outra vantagem é que, assinado o Convênio e iniciada sua execução, em caso de dificuldade financeira, o mesmo pode ser suspenso mediante simples contato do Executivo com o Comandante local da Polícia Militar que não disponibiliza as vagas, o mesmo procedimento seria adotado para reiniciar sua aplicação, isso sem nenhum tipo de burocracia. 

Existe também a possibilidade de serem ofertadas vagas em menor número caso haja entendimento nesse sentido pela Prefeitura e Polícia Militar. O Comando deverá dar prioridade para utilização na Atividade Delegada dos militares lotados no município e que estiverem de folga, isso como incentivo aos mesmos na prestação do serviço em prol da comunidade.

COMO FUNCIONA A ATIVIDADE DELEGADA
Através do Convênio a Prefeitura Municipal assume com o Estado o pagamento de 60 jornadas de 8h cada, distribuídas durante o mês, para que os Policiais Militares (cada vaga corresponde a um policial) possam reforçar o patrulhamento no Município. Em contrapartida o Estado vai ceder o policial, armamento, vestuário e veículos oficiais. Na prática isso significa que teremos uma viatura a mais em patrulhamento, ocupada por dois policiais, em jornada de 8h, durante 30 dias de cada mês, no entanto esse contingente pode ser remanejado em virtude da necessidade apontada pelo Comando local da Polícia Militar ou Prefeitura Municipal, ou seja, em caso de situação específica e pontual, mais homens podem ser utilizados em menor período, o que não se pode é ultrapassar o número máximo de vagas mensais.

“Essa foi uma vitória da união de forças e a população a maior bene ciada. A presença de mais uma viatura, reforçando o patrulhamento, certamente será notada e irá contribuir para a diminuição dos índices de criminalidade na Cidade, Zona Rural e Diatrito de Santa Cruz da Estrela que passará a receber, com maior frequência, patrulhamento ostensivo realizado pela Polícia Militar”, disse Dr. Domingos.

“Estamos sempre abertos para, em união, buscarmos melhorias para nossa população. Hoje demos o primeiro passo e esperamos que seus resultados sejam os melhores possíveis para quem sabe, num futuro próximo, esse convênio possa ser estendido e aperfeiçoado, sempre buscando o bem estar de todos os moradores do Município”, concluiu o Prefeito Leandro Luciano dos Santos.