Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Convênio entre prefeitura e empresa visa destinação correta a pneus descartados



O acúmulo de pneus velhos e sem uso pode ser um problema para o município, se o descarte não for feito de maneira consciente. Além de danos ao meio ambiente, as carcaças de pneus abandonadas podem também ser tornar nocivas à saúde, pois acumulam água parada e se tornam criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Com objetivo de promover a destinação correta aos pneus gerados em Santa Rita do Passa Quatro, a Departamento de Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal, criou em 2015 um chamado ecoponto, local onde borracharias e centros automotivos da cidade podem descartar seus pneus velhos, sem risco ao meio ambiente e a saúde. O local ca no Parque Turístico Municipal (Clube de Campo), onde os pneus cam em espaço coberto, livres das chuvas.

Este ano, a ação ganhou um avanço, já no mês de fevereiro, quando o prefeito Leandro Luciano dos Santos assinou um Convênio de Cooperação Mútua, com a empresa Reciclanip, da cidade de campinas. De acordo com o convênio, a empresa fica responsável pela retirada dos pneus descartados no ecoponto e se compromete com sua destinação ecologicamente correta, sem custos extras para o município.

O Departamento de Meio Ambiente estima que, com este convênio rmado, deverão ser destinados cerca de 75 toneladas de pneus, por ano, que são gerados no município, cumprindo assim mais um capítulo da Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Com mais esta ação, Santa Rita avança em sua gestão ambiental e marca pontos no programa Município Verde e Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.