Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Tecnologia: 7 coisas que você pode fazer com seu notebook velho


Seja pela Black Friday ou por causa do Natal, você pode correr o sério risco de trocar aquele seu notebook surrado, que te acompanhou por tanto tempo, por um novo dispositivo, mais rápido, com mais memória e que "não trava". Porém o seu antigo notebook pode acabar indo parar em algum lugar não muito legal.

Pelo meio ambiente, pela cultura do não descarte desnecessário e por entender que dispositivos antigos ainda podem ser úteis de alguma forma, preparamos este especial com dicas importantes para você continuar usando seu antigo notebook.

1. Converta-o em um servidor doméstico

Com um mínimo de conhecimento ou apoio de algum amigo mais entendido, você pode transformar seu notebook em um servidor. Isso quer dizer que você pode colocar filmes, músicas e fotos em comum no aparelho antigo e devidamente configurada, a rede permitirá que qualquer dispositivo possa acessar estes arquivos.

O FreeNAS é um software Open Source baseado no sistema operacional FreeBSD e projetado para transformar seu PC em um “dispositivo de armazenamento conectado à rede” (NAS - Network Attached Storage). Ele pode ser baixado na forma de um arquivo ISO que, gravado em um CD, gera um “LiveCD”, um disco a partir do qual o sistema pode ser executado sem a necessidade de instalar nada em seu computador. Você pode experimentar à vontade, até ter certeza de que ele atende às suas necessidades.

2. Doe-o

Se o notebook estiver em boas condições, a doação pode ser útil em projetos de educação para escolas, ONGs e instituições. Se ele não estiver muito bem das pernas, um bom destino para a doação são organismos que trabalham diretamente com informática, já que ele pode ser uma ótima cobaia nos estudos.

3. Transforme-o em uma cobaia

Mas se você for a pessoa que quer fazer de seu aparelho usado uma cobaia, boa sorte. São muitas as possibiidades, que envolvem testar programas de várias espécies, conhecer outros sistemas operacionais, como os baseados em Linux, aprender a emular o OSX, sistema dos MacBooks, em seu PC e por aí vai...

4. Dê ele a um parente

Equivalente a doação, mas apenas faça isso se compreender que o computador irá atender as necessidades básicas do parente em questão. Formatar o aparelho e retirar informações importantes valem a pena, assim como a devida instrução de que o aparelho serve mesmo para ler e-mails e tarefas simples. Se entender um pouco mais de informática, instale o Lubuntu, sistema Linux extremamente competente em hardwares limitados.

5. Use-o para rodar jogos antigos

Que tal instalar o Windows 98 e jogar novamente grandes clássicos dos games de PC? Com o sistema antigo da Microsoft, também é possível instalar emuladores de vários sistemas antigos e economizar espaço em seu atual notebook. É só colocar um joystick na porta USB e começar a festa.

6. Transforme-o no micro da sala de estar

Se você é daqueles que não gostam que qualquer pessoa fique mexendo no seu notebook, outra boa saída é converter seu notebook em um "computador para a sala". Assim, este computador ficará sempre disponível para visitas -- ou você mesmo -- poderem fazer pesquisas rápidas ou checar o Facebook, sem maiores medos de "infectar" seu sistema com os malditos vírus.

7. Reaproveite

Um notebook é formado de várias peças, que podem funcionar em outros aparelhos sem nenhum problema. Um HD com uma boa case pode virar um excelente HD Externo, enquanto as memórias, se compatíveis, podem aumentar a capacidade do seu próprio aparelho novo (tome cuidado com a garantia, nestes casos). As possibilidades são muitas e se você consegue se divertir com isso, boa sorte.