Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Meio Ambiente: Dicas para um Natal Ecológico



Se é verdade que podemos tomar pequenas atitudes no nosso dia-a-dia para melhorar e ajudar o meio ambiente, também é verdade que podemos estender às épocas festivas, como é o Natal.

Siga algumas das nossas dicas e tenha um Natal mais econômico e amigo do ambiente:

1. Se não tiver, compre uma árvore de Natal sintética e reutilize-a durante muitos anos. Se for sempre guardada e bem acondicionada na sua caixa, manter-se-à como nova.

2. Decore a sua árvore de forma ecológica: Recicle!

Por exemplo:

2.1. Faça pequenos recortes de revistas e velhos jornais, em forma de peque- nas argolas, estrelas, o que quiser. Pode usar algumas para enfeitar a árvore. Outras podem formar uma corrente,

que devem substituir as tradicionais tas.
2.2. Recicle os seus pacotes de leite. Use-os para fazer formas de anjos e estrelas, com a parte prateada do lado visível. Faça pequenos furos e pendure as formas na árvore, substituindo as bolas de Natal.

3.Para a iluminação, use lâmpadas LED, porque têm consumos inferiores às lâmpadas incandescentes.

4. Se tiver lareira, evite as acendalhas. Use tiras de cascas de laranjas secas e de outros frutos. Além de poupar dinheiro e o ambiente, ainda proporciona um agradável cheiro frutado.

5. Prendas - Como poupar e ajudar o ambiente:

5.1.Para os embrulhos das prendas de Natal, reutilize os papéis de embrulho de anos anteriores. Se não tiver, ou se não forem reutilizáveis, faça o seu próprio embrulho. Utilize papel reciclado, ou mesmo jornais, e faça desenhos. Pode estampar o papel com carimbos feitos de batata, em forma de estrelas, ou árvores de Natal. A chave é a imaginação!

5.2. Em Alternativa, pode sempre enviar postais de natal e-cards. Poupa em dinheiro e no papel, ajudando o meio ambiente.

6. No m, tudo aquilo que não utilizar, juntamente com os resíduos dos seus trabalhos manuais, deverão ser colocados num ecoponto perto de si.

Seja amigo do Ambiente e tenha um Natal econômico, ecológico, e mais original!