Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Após desassoreamento represa chega a sua maior capacidade



O tempo foi generoso em novembro, o mês nem terminou e já foram registrados 247,1 milímetros de chuvas no município de Santa Rita do Passa Quatro. Com esse número, a represa Passa Quatro, que abastece a cidade, chegou ao seu maior nível desde a conclusão da obra de desassoreamento, promovida pela Prefeitura em 2014, quando a cidade viveu sua maior crise no abastecimento.

Durante esta semana, o nível da registrou chegou 3,30 metros. Para se ter uma ideia, no início da crise, no ano passado, o reservatório chegou a car com menos de 20 centímetros de água.

A boa notícia ca melhor ainda, somando a isso, o fato de que a represa teve sua capacidade de armazenamento quase que triplicada com o desassoreamento. Após a retirada de 10 mil caminhões de terra, o reservatório passou de 73 mil, para 182,5 mil metros cúbicos de água, de acordo com dados do Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura.

As obras realizadas em 2014, com apoio do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica), órgão do Governo do Estado, colocaram fim ao fantasma do racionamento, medida que não precisou mais ser decretada a partir deste ano, garantindo a regularidade do abastecimento de água à população.

Além do desassoreamento da represa, o trabalho também teve sequência com alargamento dos canais que abastecem o reservatório, melhorando sua vazão. Outra ação foi a desobstrução dos córregos a fluentes, para que o Passa Quatro, que abastece a represa, recebesse ainda mais água.

O trabalho foi concluído com mais um desassoreamento e limpeza da represa, desta vez na lagoa da região conhecida como Água Espraiada, que já serviu para o abastecimento da cidade no passado e também tem ligação com o córrego Passa Quatro.

O investimento do Governo Municipal, em saneamento, em 2014, foi cerca de R$ 320 mil a mais que o mesmo período do ano anterior. A maior parte deste valor foi empregada no desassoreamento da represa.

Esta semana o prefeito Leandro Luciano dos Santos esteve no local para veri car o resultado do trabalho realizado. “Fico feliz em ver a represa cheia que a população não sofre mais com o racionamento”, disse o prefeito.