Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

1o Concurso Literário Santa Rita premiou estudantes do município



Com mais de 130 trabalhos inscritos, aconteceu na última quarta-feira, dia 25, no Centro Cultural Mário Covas, a premiação do 1o Concurso Literário de Santa Rita do Passa Quatro, promovido pela empresa Sistemas de Pressurização de Fluidos Ind. e Com. Ltda. - Bomsistema, com apoio do Departamento de Educação, da Prefeitura Municipal.

Iniciativa do setor privado, que contou com total apoio do poder público, em prol da educação e cultura santarritense, o concurso teve como objetivo revelar talentos da literatura local e estimular jovens na criação literária.

Foram premiados estudantes de ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas e particulares locais em quatro categorias literárias: Conto, Poesia, Crônica e Dissertação Crítica, com tema livre.

A comissão julgadora seguiu critérios da Academia Santarritense de Letras e teve como missão selecionar os melhores trabalhos para compor um livro, dentre os quais foram escolhidos os vencedores.

O melhor trabalho de cada grupo recebeu da empresa Bomsistema um prêmio em dinheiro, distribuído da seguinte maneira: 1o Lugar, R$ 500; 2o e 3o lugares, troféu de participação. A diretoria da Escola do aluno vencedor tam- bém recebeu troféu, assim como professor orientador.

O evento de premiação tomou conta do Centro Cultural, com a participação de estudantes, familiares, professores, dirigentes de escolas, além de autoridades municipais e funcionários da Bomsistema.

Uma mesa foi formada com autoridades municipais, membros da Academia de Letras e demais da comissão julgadora, além de dirigentes da empresa.

Em seu discurso, o sócio proprietário da empresa, Carlos Alberto Vanzella Rossi, falou dos objetivos do concurso, enalteceu a participação das escolas e agradeceu o apoio da prefeitura. Rossi também salientou que esta é a primeira edição do concurso que será anual.

O diretor do Departamento Municipal de Educação, Clovis Affonso Zerbatto, também discur- sou, falando da importância do trabalho e elogiou a iniciativa da empresa Bomsistema. Em nome da Câmara Municipal, o vereador Lucas Comin Loureiro também fez uso da palavra, enfatizando a importância das parceiras entre os setores público e privado.

O evento foi abrilhantado com muita música de qualidade, apresentada pelo Grupo de Choro Brecando na Subida.

Após o discurso, começou a premiação. Primeiro foram entregues medalhas aos alunos que se destacaram em cada categoria. Em seguida, foram chamados ao palco os estudantes que ficaram nas três melhores posições, das quatro modalidades, assim como professores orientadores e representantes das escolas.

CONFIRA OS PREMIADOS
CRÔNICA: 1o lugar, Anna Júlia Perondi da Cunha G. de Oliveira (Sesi Salomão Esper) – CE 255; 2o, Eduardo Chiappetta Spera (Sesi) e 3o, Beatriz dos Santos Furtado (Cooperativa de Ensino e Cultura – CEC).

DISSERTAÇÃO CRÍTICA: 1o lugar, Helena Nascimento Barbosa (Sesi); 2o, Fernanda Jordão (ETEC Manoel dos Reis Araújo) e 3o, Maria Victória Pizetta (Sesi).

CONTO: 1o lugar: Samuel José Henrique Cassimiro Boaventura (EE Profa Ignez Giaretta Sguerra); 2o, Marcus Vinícius Castro (Colégio Artes & Letras) e 3o, Emily França Souza (CEC).

POESIA: 1o lugar: Camilla Yasmin Soares de Souza (EE Nelson Fernandes); 2o, Maria Heloisa Liberali Marcantonio (Sesi) e 3o, Maria Eduarda Zanchetta (Sesi).