Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Tecnologia

[Tecnologia][twocolumns]

Tecnologia: Dropper é um aplicativo brasileiro que identifica problemas com água, confira.


Um aplicativo que vai incentivar a identificação, em tempo real, de problemas como vazamento de água, falta de água em prédios e casas, enchentes e água parada com risco de dengue: assim é o Dropper, aplicativo criado pelo clínico geral e programador Pedro Paulo Corrales Faria, primeiro colocado no concurso cultural promovido pela ABRH e MCI Brasil.

“O Dropper é um aplicativo georeferenciado de interface simples, agradável e intuitiva, para população informar problemas e se educar quanto ao consumo de água e para as autoridades planejarem ações estratégicas”, descreve Pedro na defesa da tecnologia que foi desenvolvida em parceria com o programador Yelken Gonzales.

Através do Dropper, todos podem ter a mão e em tempo real, acesso aos dados sobre problemas comuns relacionados à água e o local onde estão ocorrendo. O aplicativo traz informações relevantes a respeito de níveis dos reservatórios na região do usuário, além de atividade educativa que ensina, por exemplo, o funcionamento do relógio contador de água residencial, além de informações sobre a fatura.

Preenchendo as informações no relógio do aplicativo, é possível calcular o valor da conta e armazenar os dados. Quando houver economia de água, o usuário é parabenizado e informado sobre o quanto foi economizado em litros.

A cerimônia de entrega do prêmio de R$ 5 mil ao primeiro colocado será dia 27/11, durante o XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em Brasília (DF). O aplicativo estará disponível em breve para download nas plataformas Android e IOS. A iniciativa contou com o patrocínio da Gama Engenharia.

Inovação
Em busca de ações que procuram sensibilizar a sociedade para a gravidade do problema da escassez de água, a ABRH e a MCI Brasil promoveram o concurso de aplicativos em parceria com a Campus Party. “Recebemos 89 inscrições e nove propostas de aplicativo foram submetidas”, explica Rodrigo Cordeiro, PCO Director da MCI Brasil. “Estamos muitos satisfeitos com o resultado e cada vez mais convencidos da importância da tecnologia como uma das formas de contribuir com a resolução dos problemas da sociedade”, completa.

Na escolha do melhor aplicativo, a comissão se valeu de critérios como utilidade para a População (50%), inovação, criatividade e originalidade (30%) e usabilidade e Design (20%).

Duas outras iniciativas receberão menções honrosas na cerimônia de premiação pelo segundo e terceiro lugar.

A premiação vai ao encontro do tema principal da próxima CampusParty Brasil, que ocorrerá entre 26 e 31 de janeiro, em São Paulo. A temática “Feel The Future” foi pensada com a missão de inspirar e preparar o público participante para os grandes desafios e mudanças que a humanidade viverá nos próximos anos. No evento serão apresentadas inovações tecnológicas que vão transformar os principais setores econômicos do planeta nas próximas décadas, como, por exemplo, o aplicativo Dropper e as outras iniciativas premiadas.