Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Tecnologia

[Tecnologia][twocolumns]

Campanha do Hemocentro colhe 89 bolsas de sangue no município



Com apoio do Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, o Hemocentro de Ribeirão Preto promoveu na cidade mais uma cam- panha de doação e cadastro de medula ós- sea. A ação aconteceu na manhã do último sábado, dia 14, na EMEF Madre Carmelita.

O prefeito Leandro Luciano dos Santos esteve presente durante a campanha para acompanhar os trabalhos e reiterar seu apoio a iniciativa de fundamental importância para o setor de saúde, já que Santa Rita está entre os municípios atendidos pelo Hemocentro de Ribeirão Preto.

De acordo com Comunicação Institucional do Hemocentro, foram colhidas 89 bolsas de sangue e realizados 20 cadastros de possíveis doadores de medula óssea, dos 131 voluntários que compareceram na campanha.

O sangue coletado foi fracionado e colocado a disposição para transfusões já na segunda-feira. Cada bolsa de 450 ml é divida em três categorias: hemácias, plasma e plaquetas, distribuídas conforme a necessidade. Segundo o Hemocentro, cada doador pode salvar até três vidas.

O Hemocentro de Ribeirão Preto atende 110 hospitais com uma demanda de 9 mil bolsas por mês. Ao todo, de acordo com a assistente social, são 210 municípios atendidos pela entidade, 33% do Estado de São Paulo. Para suprir esta demanda, são realizadas campanhas em três finais de semana por mês, nas várias cidades da região de abrangência.

Além do Departamento Municipal de Saúde, a campanha santarritense conta com o apoio do curso de Enfermagem da ETC Manoel dos Reis Araújo.