Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Desapegue, com quatro dicas para organizar seu guarda-roupa no fim de ano


O final do ano traz a oportunidade perfeita de colocar ordem no guarda-roupa para começar 2018 com mais leveza e funcionalidade – sem entulhar aquele monte de peças que você já não usa mais. Quer manter tudo no lugar e se livrar dos exageros, mas não sabe por onde começar? Então anote as dicas.

Não se apegue: “Aquelas peças de que você gosta ‘mais ou menos’ devem ser eliminadas. Aquelas que ficaram um bom tempo sem serem usadas não devem mais ocupar espaço no armário”, explica a personal stylist Juliana Parisi. Se você realmente não usa, ela será mais bem aproveitada por alguém que não tem o que vestir. Se estiver suja ou com cheiro desagradável, o ideal é lavar e então colocar para doação.

Verifique o estado de conservação: Mesmo que você adore uma determinada roupa, se ela está gasta e com um aspecto visual desleixado, o melhor mesmo é abrir mão. “Tudo que estiver velho, com aspecto feio, manchado, rasgado com bolinhas ou com marcas amareladas na região das axilas precisa ser deixado de lado”, esclarece. Você pode tentar levar a uma tinturaria para ver se existe solução, mas, caso a resposta seja negativa, esqueça.

Não usa há duas estações? Diga adeus: Peças de que você realmente gosta acabam sendo usadas com uma boa frequência, então desapegue daquilo que “talvez vá usar um dia”. “Passe essas peças adiante! Se a estação já passou duas vezes e você não tirou o casaco ou vestido do armário é porque já tem outros itens de que gosta mais. Já é hora de desocupar para dar espaço a itens novos”, adverte.

Vá além do armário: Acredite, não é apenas o guarda-roupa que se beneficia da limpeza de fim de ano – ela pode ser estendida a outros cômodos e locais que costumam ficar entulhados: “Roupas íntimas, meias, pijamas, sapatos, bolsas, bijuterias, produtos de beleza e até maquiagem. Se a ideia é começar o ano com o pé direito, dê espaço para organizar tudo e você poderá comprar o que precisar nas liquidações que virão em janeiro”.