Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Delegado Responde - tráfico de drogas e tentativa de homicídio



JORNAL O SANTARRITENSE - Dr. Domingos, quais os fatos relevantes registrados pela Polícia Civil durante essa semana em nossa cidade?

DR. DOMINGOS ANTONIO DE MATTOS - Embora todos os fatos registrados na Delegacia de Polícia devam receber tratamento igualitário, entre eles, nesta semana, podemos citar registros de embriaguez ao volante, tráfico de drogas e de uma tentativa de homicídio.

J.O.S. - Sobre a ocorrência de embriaguez ao volante, o que o senhor poderia nos dizer a respeito?
DR. DOMINGOS - A ocorrência de embriaguez ao volante foi registrada pelo Plantão Policial de Porto Ferreira. No dia 18.11.2017, o condutor de um veículo VW Gol 1.0 veio a perder o controle sobre o mesmo e acabou colidindo em um veículo devidamente estacionado. Diante dos fatos, não resultando vítimas, foi acionada a Polícia Militar e, neste atendimento, os milicianos observaram que o condutor do VW/Gol, causador do acidente, apresentava sinais de embriaguez, como andar cambaleante e fala pastosa. Referida pessoa foi então conduzida ao Pronto Socorro desta cidade, onde o médico plantonista constatou que este exalava hálito etílico. Conduzido até o Plantão Policial de Porto Ferreira, o condutor aceitou se submeter ao teste de etilômetro, o qual expediu laudo apontando concentração de 0,66 miligramas de álcool por litro de ar alveolar expelido, o que foge a seara administrativa e configura crime. Em virtude desses fatos foi dada voz de prisão em flagrante, sendo que a Autoridade Policial plantonista arbitrou fiança a qual foi exibida e esta pessoa foi colocada em liberdade após os procedimentos de Polícia Judiciária. Frise-se que, além desta pessoa responder processo crime, também está sujeita às sanções administrativas, como o pagamento de multa e a suspensão de seu direito de dirigir.

J.O.S. - E quanto à ocorrência de tráfico?

DR. DOMINGOS - No dia 20/11/2017 Policiais Civis desta Delegacia, em patrulhamento preventivo especializado pela Vila São Salvador, determinado em virtude das diversas denúncias sobre tráfico de drogas na região, lograram encontrar, em estado de abandono, possivelmente dispensado por indivíduo que preparava sua ocultação, mas fugiu ao notar a aproximação da viatura, isso em um terreno baldio existente na Rua Jandira, nesta cidade, 29 eppendorfs contendo cocaína, com peso bruto aproximado de 19 grs; 120 invólucros plásticos contendo crack, com peso bruto aproximado de 45 grs e 257 invólucros plásticos contendo maconha, com peso bruto aproximado de 863 grs. Quando da localização das drogas as mesmas estavam ao lado de um buraco cavado no terreno para sua ocultação. Em nosso município tem se tornado comum a prática, por parte dos traficantes, de ocultar drogas em terrenos baldios para se safarem de eventual responsabilidade. As drogas citadas foram apreendidas e encaminhadas à perícia para que assim possa ocorrer a incineração de tais substâncias. No âmbito da Polícia Judiciária foi instaurado Inquérito Policial visando o esclarecimento da autoria do crime, mormente pelas informações existentes no Setor de Investigações desta Delegacia de Polícia.

J.O.S. - E quanto à ocorrência de tentativa de homicídio?
DR. DOMINGOS - Este fato ocorreu no início da noite do dia 20/11/2017, em uma propriedade rural existente nas proximidades do Distrito de Santa Cruz da Estrela, sendo registrado no Plantão Policial de Porto Ferreira. Conforme histórico do Boletim de Ocorrência iniciou-se um desentendimento entre a vítima e o autor dos fatos por motivos banais, sendo que, no calor desta discussão, veio este último a sacar de um revólver e efetuar um disparo contra a vítima, o qual a atingiu na região do abdômen. Após o ocorrido o autor dos fatos fugiu do local e a vítima foi socorrida ao Pronto Socorro da cidade de Tambaú/ SP. Segundo informações obtidas junto àquela Instituição Médica o projétil estaria alojada em uma região próxima à aorta, tendo a vítima passado por procedimento cirúrgico. As últimas informações sobre o estado de saúde da vítima é que estaria estável. De pronto, foi instaurado Inquérito Policial por esta Delegacia de Polícia e já foi por mim determinado à oitiva das testemunhas dos fatos. Algumas testemunhas disseram que o autor havia ido até o local com um caminhão para buscar um cavalo, tendo então encontrado com a vítima e outros amigos. Aproveitando de um momento de descuido a vítima teria pego um chapéu, o qual alega ser de sua propriedade, bem como o celular do autor, os quais estavam no interior da cabine do caminhão. Quando o autor já estava indo embora percebeu a falta do chapéu e do celular e voltou para reclamar sua devolução, iniciando a discussão que culminou com o disparo que atingiu a vítima. Outras testemunhas estão sendo olvidadas e o autor dos fatos, já identificado, deverá ser interrogado em breve. Também estamos aguardando a alta hospitalar da vítima para que possamos colher a sua versão sobre os fatos.