Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

7 principais erros que as pessoas cometem na cozinha e afetam a saúde



O biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, lista as 7 atitudes que cometemos na cozinha, mas que prejudicam a nossa saúde. Será que pode guardar comida quente na geladeira? E botar o pano de prato para secar no quentinho do fogão? Veja as dicas!

Deixar os alimentos na temperatura ambiente

Sabe quando cozinhamos aquele almoço de domingo delicioso, aproveitando para tirar uma sonequinha logo após a refeição -- e antes de guardar o alimento no refrigerador?

Não pode. Isso porque a comida aguenta apenas uma hora em temperatura ambiente. Após isso, sua qualidade é seriamente afetada. Ou seja: nada de deixar os alimentos sobre o fogão e nem dentro do forno, mesmo que coberto por um pano de prato.

Não colocar produtos quentes na geladeira achando que vai estragar

A comida deve ir para o refrigerador mesmo que esteja quentinha ainda, explica o biomédico. Para que o alimento que frio mais rápido, uma ideia é retirar o alimento da panela onde foi preparado e guardá-lo em pequenas porções, que devem ser adequadamente fechadas --preste atenção-- somente após duas horas na geladeira.

Comer alimentos vencidos achando que data de validade é balela

A verdade é que os prazos de validade são determinados com uma certa margem de segurança. Isso significa que, se o resultado da análise de um produto der que o prazo é de três meses e 10 dias, por exemplo, a data passada para o consumidor será de três meses. Então, isso significa que podemos comer alimentos vencido? Os especialistas dizem que não. Isso porque, depois do prazo, não é mais possível garantir a integridade do alimento, mesmo que seja apenas um dia depois da data. Evite!

Achar que pode comer o que cair no chão antes de 5 segundos

Quem nunca derrubou comida no chão e comeu mesmo assim? O senso comum diz que se o contato entre o alimento e o solo durar menos de cinco segundos, ainda é possível ingeri-lo. Mas não é o que indicam os estudos. Uma pesquisa revelou, por exemplo, que esse pode ser tempo suficiente para a contaminação. Isso porque, dependendo do caso, o contágio pode ocorrer instantaneamente.

Manter o vinagre aberto e fora da refrigeração

O vinagre, assim como o ketchup, a mostarda e a maionese, deve ser guardado na geladeira após aberto. Caso contrário, as bactérias podem crescer, se depositar no fundo do frasco e estragar o tempero. Melhor não correr o risco, né?

Usar a esponja de louça por mais de uma semana

Nada de esponja velha. Para os especialistas em higiene o ideal é trocar com frequência. Por acumularem restos de alimentos e ficarem, muitas vezes, guardadas em recipientes com água, as esponjas podem favorecer o acúmulo de bactérias como a Salmonella e a Escherichiacoli, que podem trazer sintomas como diarreias, cólicas e vômitos.

Colocar para secar aberto, na pia ou no fogão, o pano de louça úmido

De acordo com o Dr. Bactéria, este pano possui um milhão de bactérias a mais do que o tampo de um vaso sanitário de um banheiro público, sabia?