Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Viveiro municipal agora conta com compostagem de material orgânico



O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, da Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro, iniciou recentemente um processo de compostagem de material orgânico, proveniente de podas entre outras atividades. Inicialmente, a ação visa a reutilização do material proveniente do próprio viveiro municipal, implantado em parceria com a ETEC Manoel dos Reis Araújo (Escola Agrícola), para formação de mudas nativas que frequentemente são utilizadas em programas de re orestamento no município.

Todo material orgânico proveniente de podas, restos das mudas, torrões de substrato retirados dos saquinhos de mudas, podas de galhos de árvores maiores do entorno e grama cortada do local, era depositado em uma caçamba que permanecia no local e periodicamente era levado ao aterro de lixo municipal. Agora, com a compostagem, o material é reutilizado na fertilização do solo, o que diminuiria gastos com caçambas e com compra de composto para produção de mudas e ainda economizaria espaço noaterrodeinertesdacidade.

De acordo com relatório do Departamento de Meio Ambiente, desde o início das atividades foram economizadas três trocas de caçambas no viveiro municipal, recursos que puderam ser empregados em outros setores da administração. A população também pode colaborar, levando material orgânico resultante de podas ou cortes de grama em suas residências ao viveiro, que funciona na própria Escola Agrícola.