Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Cinco sinais que o seu cabelo dá de que algo está errado com a saúde


Cabelo quebradiço, seco e até caindo vai muito além da questão estética: essas condições também podem servir de termômetro para o funcionamento geral do seu corpo. Descubra os sinais que ele dá de que existe algo de errado com a saúde, e o que aquela mudança repentina pode significar.

“As quedas ou mudanças nos cabelos são sempre um sintoma ou um sinal de que algo está errado, então precisamos nos lembrar de pegar estas dicas e investigar o motivo por trás do que tem ocorrido. Você pode tratar a estética, mas também deve cuidar do que levou ao problema para que ele não volte a acontecer. Se os fios mudaram do nada, sem que você tenha feito qualquer procedimento químico que possa ter afetado, é hora de buscar ajuda”, explica o dermatologista e tricologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.

Cabelos opacos, quebradiços e secos

Os fios estão quebrando e você não passou por uma descoloração ou alisamento? Então acenda o sinal amarelo. “Isso pode demonstrar uma falta de hidratação ou de nutrição. Quando existe uma entrada de nutrientes, o corpo distribui o alimento para todas as partes necessárias para que você viva bem, e como o cabelo não tem uma função fisiológica ele é o primeiro a ser cortado quando a quantidade não está adequada. A primeira coisa a fazer é corrigir o seu hábito alimentar, e se isso persistir então devemos investigar se não é algo mais grave, como um problema na tireoide, que também afeta bastante”, esclarece.

Cabelo fino demais

Seus cabelos estão mais finos? Então é possível que você esteja com algum problema hormonal. “Os hormônios em geral tem uma influência muito grande na forma que o cabelo se apresenta. Um afinamento pode ser sinal de desequilíbrio entre hormônios femininos e masculinos, especialmente nas mulheres. É isso que justiça, por exemplo, que ele fique mais bonito durante a gestação, porque esse é um momento em que os hormônios andróginos, que são os masculinos, estão em menor quantidade no organismo da futura mãe”, indica.

Queda de cabelo

É normal que você perca alguns fios por dia, mas se essa quantidade aumentou consideravelmente é hora de dar uma pausa e reavaliar a rotina. “Um dos maiores fatores é o estresse, porque ele consome nutrientes e compete com o que deveria ir para os cabelos. Avalie se está vivendo um momento de tensão e tente controlar isso. O que não acontece é o estresse aumentar os cabelos brancos, na verdade essa é uma impressão que ocorre porque ele faz cair principalmente os fios coloridos, e com isso os sem pigmento acabam aparecendo mais. Se o estresse não foi um causador, então precisa investigar se existe alguma alteração hormonal ou metabólica”, aponta.

Cabelos brancos precocemente

O estresse não tem nada a ver com o aumento dos seus fios brancos, no entanto, isso não significa que seja apenas culpa da genética ou mesmo da idade. “Uma das coisas que mais causa cabelos brancos além da genética é a carência de cobre, que pode ser pela falta de ingestão ou de metabolização. Isso acontece porque o cobre interfere no melanócito, a célula que faz melanina, que dá cor à pele e aos cabelos – e ele influencia principalmente no do folículo piloso. Se alguém tem desde muito jovem é preciso examinar se essa absorção está correta”, aconselha.

Dermatite seborreica

A caspa tem incomodado? Então também pode ser culpa do seu estilo de vida: “A dermatite seborreica é um estado, e quem tem geralmente vai ter a vida toda, embora varia para mais ou menos em alguns momentos. Ela está muito relacionada ao estresse e à umidade baixa do ar, então controlar e manejar esse estresse é muito importante”.