Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Cidade no Havaí quer aprovar lei que torna infração atravessar a rua com usando smartphone


A cidade de Honolulu, no Havaí, quer aprovar uma lei polêmica, mas que segundo o Conselho da Cidade, busca diminuir os muitos problemas de trânsito causados pela impaciência das pessoas no uso do smartphone: eles querem transformar em ato ilegal o usar smartphones ao atravessar a rua.

Se a pessoa for pega cometento a infração, vai ter que encarar uma multa de US$99, ou R$315. A lei está em discussão após um grupo de jovens expressar preocupação com seus amigos, que estavam ficando cada vez mais distraídos com os aparelhos, andando pelas ruas com o olho na tela, e não olhando com atenção as ruas, antes de atravessar, ampliando e muito o risco de acidentes.

“Esses grupos estavam preocupados com seus colegas distraídos atravessando as ruas olhando para seus celulares em vez de olhar para os lados. O avanço da tecnologia pode ser uma distração às vezes”, explicou um dos representantes. A lei foi aprovada por 7 votos a 2 e agora só precisa da assinatura do prefeito para entrar em vigor.

Um dos opositores à lei, no entanto, acredita que há uma alternativa. “Os adolescentes são mais influenciados pelos seus colegas. Uma campanha em mídias sociais provavelmente teria mais alcance que qualquer lei que seja aprovada”.

No Brasil não há nenhuma lei que restringe o uso do smartphone em vias públicas, porém todo cuidado é pouco. Além do risco de acidentes de trânsito pelo uso do aparelho, seja causado por quem dirige ou por quem está andando com um na mão, também há grande potencial de assaltos e furtos dos aparelhos, pois a atenção em redes sociais ou em qualquer outro tipo de conteúdo diminui muito a sua atenção, te fazendo presa fácil para os ladrões. Por isso, lembre-se: sempre dá pra esperar um pouco antes de responder alguma mensagem.