Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Através de celular, BMW tranca "sozinho" suas portas com ladrão dentro


Que tal roubar um carro, e acabar ficando preso dentro dele? Foi o que aconteceu em Seattle, nos Estados Unidos, com um ladrão que tentou roubar uma BMW. Ele roubou o carro, fugiu com ele e, ao encontrar um canto escondido, resolveu tirar um cochilo, para fazer o que ele havia planejado com o carro no dia seguinte.

Mas, ao acordar, ele havia percebido que o carro havia aprontado uma boa com ele. As portas estavam trancadas e em sua volta, dezenas de polociais, com direito a um recado do GPS: "eu não estou preso com você, você que está preso comigo", frase célebre da série de heróis dos anos 80 Watchmen.

Isso aconteceu porque o BMW 550i que foi roubado tem tecnologia ConnectedDrive, o que significa que o carro pode ser rastreado e trancado de longe, pois a tecnologia conecta o controle do carro ao celular do dono. A dona do veículo acionou o serviço, e os funcionários da BMW simplesmente trancaram o carro com o ladrão dentro, além de fornecer as coordenadas de GPS para a polícia.

Então, "ficou fácil" para os policiais, que tiveram o simples trabalho de se deslocar até o local exato em que o carro estava, e aguardar os mesmos funcionários destrancarem a porta para efetuar a prisão, com o ladrão respondendo por roubo de carro e posse de drogas.

Com isso, já sabemos que há novas tecnologias de segurança para os carros. Os automóveis, que aos poucos estão ficando autônomos e inteligentes, estão ganhando interessantes recursos como este, que cedo ou tarde estarão presentes em vários outros carros. Resta saber como tal tecnologia funcionaria no Brasil.