Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

ZPP Meio Ambiente: Por que desaparecimento das abelhas seria uma catástrofe?



As abelhas polinizam a maior parte das plantas que têm or para que produzam sementes e sobreviver. E cerca de dois terços da dieta dos seres humanos vêm dessas plantas. É por meio da polinização que os grãos de pólen são transferidos da parte masculina para a feminina da planta, ou de uma planta para outra da mesma espécie, resultando nas sementes que dão origem às frutas e legumes que comemos. Ou seja, com exceção de alimentos básicos como trigo, arroz ou milho, que são polinizados pelo vento, todos os outros alimentos ricos em micronutrientes dependem das abelhas. Sem elas nossa dieta não só seria muito chata (sem as abelhas), mas também incompleta.

As populações de abelhas têm sofrido um fenômeno conhecido como “desordem de colapso das colônias”, em que as operárias desaparecem abruptamente das colmeias. A causa exata desse fenômeno é desconhecida, mas acredita-se que ocorra por uma combinação de fatores, que incluem uso inadequado de pesticidas, perda de habitat natural, mudanças climáticas e más práticas agrícolas. O progresso das cidades e a redução de áreas orestais resultam em menos ores, cando sem nada para comer.

O que pode ser feito? Políticas públicas que incentivem a redução do uso de agrotóxicos e promovam a variedade de culturas (em detrimento de monoculturas que limitam a diversidade da alimentação das abelhas) têm potencial de criar um ambiente natural para atrair abelhas.

Mas há outras formas de colaborar, mesmo para quem vive em zonas urbanas:

Plante flores diferentes em vasos ou no jardim para oferecer uma dieta rica e variada às abelhas. Caso floresçam em diferentes épocas do ano, melhor ainda. “Se a diversidade de abelhas em áreas urbanas aumentar, elas podem migrar para áreas agrícolas”, diz Vergara. “Em 30 ou 50 anos, teríamos um aumento na diversidade e abundância de abelhas no campo”, completa.

Não use produtos químicos ou inseticidas, pois podem ser nocivos para as abelhas. Isso é particularmente prejudicial quando as plantas estão oridas, uma vez que os químicos entram em contato com o néctar e o pólen, e as abelhas podem levá-los para as colmeias.

Construa um “hotel para abelhas”: você pode comprar ou criar uma estrutura de madeira com furos, que servirá como ninho para abelhas solitárias - que são a grande maioria.

Perca o medo: as abelhas não visam atacar você, porque ela provavelmente morrerá ao te picar. Elas só fazem isso quando se sentem ameaçadas. Se uma abelha pousar em você, mantenha a calma e espere ela sair. Não que perto da entrada de uma colmeia ou no caminho entre as flores e a colmeia. E aprenda a diferenciá-las das vespas, que podem, sim, picar sem motivo aparente.

Deixe um prato de água no jardim ou no quintal: você pode não saber, mas as abelhas também sentem sede.

Fonte: BBC