Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Última semana para o alistamento militar obrigatório



A 112a Junta de Serviço Militar de Santa Rita do Passa Quatro informa que o prazo de alistamento termina na próxima sexta-feira, dia 30 de junho. O alistamento é obrigatório para jovens do sexo masculino nascidos em 1999 ou anos anteriores e que ainda não cumpriram o serviço militar.

Para fazer o alistamento, o necessário comparecer a sede da Junta Militar, que ca na Rua Duque de Caxias, 614, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12 horas munidos dos documentos: cópias de RG, CPF, Certidão de Nascimento e comprovantes de residência e escolaridade, além de duas fotos 3x4.

Após o alistamento, os jovens também deverão retornar à Junta Militar entre os dias 15 e 25 de julho, no mesmo horário, para agendar o exame médico.

O Alistamento Militar 2017 em todo território nacional teve início no dia 20 de janeiro. Devem se alistar todos os jovens residentes no país e para aqueles que residem no exterior [por motivo de estudos, intercâmbio ou acompanhando seus familiares] deverão preencher e assinar o Requerimento de Alistamento para o Serviço Militar, disponível no Consulado-Geral do país onde se encontra.

Desde 1954, o Exército Brasileiro é representado em Santa Rita do Passa Quatro pelo Tiro de Guerra 02-077, que atualmente está sob o comando do 1o Sargento Cristiano Marchi Ferreira. Ao longo dos seus quase 65 anos de atividades, o TG formou mais de 70 turmas de atiradores, totalizando de aproximadamente 4 mil reservistas.

AS PENALIDADES PARA QUEM NÃO SE ALISTA De acordo com o site da Defesa e Segurança do Brasil: o brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar na situação de fora do prazo. Ao não estar em dia com as suas obrigações militares, o cidadão não poderá: obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira pro ssional, registro de diploma de pro ssões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e pro ssão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

E QUEM NÃO SE APRESENTA NA SELEÇÃO GERAL? O brasileiro alistado que não se apresentar durante a época de seleção de sua classe ou que, tendo-o feito, ausentar-se sem a ter completado, estará em débito com o Serviço Militar na situação de “refratário”. Nesta condição deverá retornar a Junta de Serviço Militar e realizar o pagamento da multa prevista na legislação vigente para ser encaminhado novamente à seleção geral.