Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Programa Auxilio Desempregado já está em atividade



Oferecer ocupação para quem está desempregado e, principalmente, qualificação para reinserção no mercado de trabalho. Com este objetivo, começaram as atividades do Programa Auxílio ao Desempregado, criado pela a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, pela Lei No 3.351, de 18 de abril de 2017, e desenvolvido através do Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O programa selecionou 20 candidatos, todos desempregados e sem outra fonte de renda, a m de proporcionar-lhes ocupação, quali cação pro ssional e renda, junto ao Departamento de Assistência Social, me- diante a concessão de bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo, cesta básica, seguro de vida e de acidentes pessoais e cursos e treinamentos de capacitação pro ssional, pelo prazo de 12 meses, prorrogável por igual período.

Para se inscrever os candidatos tiveram que obedecer a alguns critérios, como residir no município no mínimo por três anos - mediante comprovação documental. Exclusivo para desempregados, o candida- to também não poderia ter outra fonte de renda e subsistência própria e não estar recebendo seguro-desemprego. O processo de seleção contou com prova teórica e prática e os candidatos foram avaliados por uma Comissão composta por 11 pessoas.

Os selecionados começaram as atividades na última sexta-feira (9/6), quando aconteceu a atividade integração, na qual foi explica- do a cada um o funcionamento do programa e todos assinaram um documento de compromisso e adesão.

Já na segunda-feira (12/6), todos foram a campo, sob orientação e comando do Departamento de Serviços Municipais, para atuarem na área de limpeza, conservação e manutenção da cidade, especial- mente na varrição de ruas.

Os participantes também passam por treinamento semanal, promovido no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), minis- trado por Iara Meirelles de Oliveira Zampronio, do programa Time do Emprego.

De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Assis- tência e Desenvolvimento Social, Iara Regina Crott Lorencetti, com a capacitação, os participantes estão sendo preparados para voltarem ao mercado de trabalho e conforme surgem vagas de empregos eles serão indicados e novas pessoas poderão fazer parte do programa.