Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Exemplo de Santa Rita é destaque em publicação nacional


O título “Santa Rita do Passa Quatro - SP. futuro assegurado para o saneamento” não deixa dúvidas de que o município está no caminho certo. A edição especial para gestores da publicação “Panorama da Par cipação Privada no Saneamento – Brasil 2017” destacou o município santa-ritense nas páginas 74, 75 e 76.

A matéria especial faz uma breve introdução das caracteríscas do município e conta como foi a transição dos serviços de água e esgoto para a concessionária, em 2016, começando pelo Plano Municipal de Saneamento e destacan- do especialmente a par cipação da comunidade na decisão.

“Há alguns anos chegávamos a 36 horas sem abastecimento de água na cidade, um verdadeiro caos. O saneamento básico é fundamental para o desenvolvimento do País, especialmente em uma estância turística como Santa Rita. Então o principal diferencial da concessão privada tem sido ver como a capacidade técnica, de compra e de inves mento são muito maiores do que na esfera pública. Nossa cidade já está colhendo os frutos desse trabalho”, relatou o prefeito Leandro Luciano dos Santos.

A matéria também destaca depoimentos de Vitor Mondin de Oliveira, representante da OAB local na comissão e que acompanhou o projeto desde o início. “Hoje vemos que a decisão foi resultado de um estudo bem feito, que mostrou como o poder público não conseguiria alcançar as metas necessárias”, afirmou, lembrando que a participação popular foi “fundamental para a boa aceitação do projeto” e destacando que todos os vereadores da cidade foram a favor da instauração de uma concessão privada.

Outro entrevistado foi Paulo Eduardo Dias Borgo, presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Santa Rita do Passa Quatro (Comdema), atuante no estudo desenvolvido para a escolha do novo modelo. “A qualidade da água que estamos devolvendo agora aos mananciais é completamente diferente. Nós nhamos riachos na cidade em que a vida aquá ca nha sido ex nta pela poluição”, destacou Borgo.

Com quase 100 páginas, a edição especial da revista Panorama destacou a legislação, o saneamento no Brasil, a par cipação privada no setor, com números e gráficos do setor no mundo, exemplos de municípios, entre outros.

A publicação é da ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) e do SINDCON (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) e circula entre as quase 150 instituições associadas em todo Brasil.

O conteúdo publicado está disponível na íntegra na internet, no site da Abcon e Sindcon no endereço: http://abconsindcon.com.br/publicacoes/panorama-da-participacao-privada-no-saneamento/.

ENCONTRO DOS MUNICÍPIOS COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Cada vez mais, Santa Rita do Passa Quatro tem sido reconhecida como exemplo de gestão pública, seja por outros municípios, como também por setores da esfera federal. Ações como a concessão do serviço de água e esgoto do município se tornaram modelo para outros gestores que vêm à cidade em busca de informações.

Na úl ma semana, o prefeito Leandro Luciano dos Santos foi convidado para falar sobre a ação que salvou o setor de saneamento básico do município, em um evento de nível nacional, realizado em Brasília (DF), com a presença de deputados, senadores e ministros.

Na quinta-feira (27/4), o prefeito apresentou um vídeo no 4o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. Ocasião em que também foi lançada a 4a Edição do Panorama da Participação Privada no Saneamento.

Santa Rita foi convidada a encerrar um ciclo com quatro apresentações de municípios com ações no mesmo sentido. Pales na (SP), Aruarama (RJ) Iguaba Grande (RJ) foram os outros três municípios convidados.

Para apresentar Santa Rita e mostrar o trabalho que foi feito até chegar a concessão, o prefeito levou um vídeo ins tucional produzido exclusivamente para este fim, mostrando a posição geográfica do município, suas características e também todo o processo, iniciado pelo Plano Municipal de Saneamento, que resultou na ação que, além de aliviar os cofres públicos, proporciona hoje um serviço de maior qualidade à população, sem aumento de tarifa.

O vídeo também pode ser conferido abaixo: