Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Meio Ambiente e Cras promovem plantio no Deserto do Alemão



O Departamento de Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, teve uma importante oportunidade para desenvolver mais uma ação de educação ambiental. Dentro do programa Férias em Movimento, aconteceu na última terça-feira, 24, uma palestra e plantio de mudas nativas no Deserto do Alemão.

Com a participação de cerca de 100 crianças assistidas pelo programa promovido pelo Departamento Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, CRAS (Centro de Referência da Assistên- cia Social) e Departamento Municipal de Esportes, em parceria com o Projeto Pe- queno Príncipe, da paróquia São José Operário, a equipe do Meio Ambiente falou sobre a importância da arborização urbana e aspectos de preservação do ecossistema.

O diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, o biólogo Rodrigo Torres Cardoso, também proferiu a palestra, que contou com a interação das crianças participantes. Logo em seguida, todos foram convidados para plantar as mudas de espécies nativas no local. Para os idealizadores o objetivo, além da educação, foi de buscar a recuperação de uma importante área de manancial, mesmo não sendo de abastecimento público.

A ação deu sequência ao trabalho realizado nos últimos anos, pelo Departamento de Meio Ambiente, visando a preservação ambiental e promovendo a sustentabilidade, com ações simples de educação.

FÉRIAS EM MOVIMENTO
Promover a convivência, formação para a participação e cidadania, visando sempre o desenvolvimento de crianças e adolescentes, preenchendo o tempo livre das férias, com atividades de interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Este é o principal objetivo do programa Férias em Movimento, que começou no dia 16, segunda-feira, na paróquia São José Operário

O programa é destinado a crianças e adolescentes, com idades de 5 a 17 anos, residentes nos bairros de abrangência do CRAS: Jardim Boa Vista I, II e III, Jardim São Luiz, Jardim Santa Maria, Jardim Flamboyant e Jardim Alvorada.

O tema deste ano foi a educação ambiental e contou com passeio ao Parque Vassununga, com visita ao Jequitibá, clube de campo, além da palestra e plantio de mudas no Deserto. “A vivência do plantio de árvores é de suma importância, especialmente para as crianças, pois aprende-se de forma lúdica, pelo afeto e sensação, pelo sentimento de pertencimento à natureza e de ser responsável por ela”, a rmou Erika Gonçalves Cardim, psicóloga e coordenadora do CRAS. “Respeitar a natureza envolve o respeito a si mesmo, ao outro e à comunidade. Buscamos, com esta atividade, despertar a consciência neste espaço que é tão frequentado pelas crianças, para que as novas gerações cuidem da natureza, que é nosso bem mais precioso”, completou.