Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Santa Rita apresenta queda significativa dos Índices Criminais



Os dados preliminares, obtidos no Sistema de Informações Criminais da Secretaria da Segurança Pública do Estado, demonstram uma queda histórica nos principais índices criminais do Município de Santa Rita do Passa Quatro, no comparativo entre os anos de 2015 e 2016.

As principais quedas estão nas ocorrências de roubo (33,3% a menos que em 2015), e nos registros de roubos e furtos de veículos (30,5% a menos que em 2015). Outros indicadores que trazem preocupação aos moradores, como as ocorrências de furtos, onde estão inseridos os furtos à residência, também reduziram (12,9% a menos que em 2015).

Em 2016, a cidade registrou uma quantidade maior de pessoas lesionadas em acidentes de trânsito, geralmente provocados pela imprudência dos motoristas, o que exigirá uma intensificação ainda maior na scalização do trânsito, com o objetivo de preservar vidas.

A redução da criminalidade em Santa Rita do Passa Quatro é motivo de grande comemoração pelo efetivo da Polícia Militar e, da mesma forma, deve ser observada pelas Autoridades e pela população Santarritense, pois, atualmente, a Instituições de Segurança Pública enfrentam diversas dificuldades no combate ao crime, especialmente, devido ao aumento da impunidade através da fragilização das leis e da política nacional de diminuição do encarceramento de presos, implantada através das Audiências de Custódia e do aumento do rol de crimes a ançáveis, fatores estes que garantem a soltura, quase que imediata, dos criminosos.

Diante das di culdades enfrentadas no ano de 2016, o grande sucesso no combate ao crime, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, somente foi possível com a integração dos Órgãos Públicos, Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público e com a participação popular. Essa união garantiu a implantação de importantes projetos, dentre esses, o convênio da Atividade Delegada, firmado entre a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal, que aumentou significativamente a presença de Policiais Militares nas ruas da cidade, na área rural e no Distrito de Santa Cruz da Estrela. Outro importante projeto, desenvolvido através de parceria entre a Polícia Militar, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Assistência Social e o Conselho Tutelar, foi o Curso de orientação educacional para os pais de menores infratores, que reduziu significativamente a reincidência de menores na prática de ilícitos penais.