Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Santa Rita participa do lançamento do Caminho da Paz em São Carlos


Santa Rita do Passa Quatro teve participação ativa em um importante projeto de desenvolvimento turístico que abrange 13 municípios da região. O Circuito Caminho da Paz foi lançado o cialmente na manhã da últimaw terça-feira, dia 06, no auditório do Senac (Com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em São Carlos.

O prefeito Leandro Luciano dos Santos, membros do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), funcionários do Departamento Municipal de Turismo, e Assessoria de Comunicação, representaram Santa Rita no evento que contou também com a presença de dirigentes de turismo, autoridades, pro ssionais e empresários do setor dos municípios participantes, além de dirigentes e equipe do Senac.

Pertencente a região Turística Histórias e Vales que engloba os municípios de São Carlos, Tambaú, San- ta Rita do Passa Quatro, Descalvado, Porto Ferreira, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição e Leme, o projeto circuito “Caminho da Paz”, tem como proposta oferecer aos turistas uma trilha de peregrinação, que além de religiosa, permite o turismo cultural e ecológico.

O papel de Santa Rita, junto com Tambaú, foi fundamental na execução do projeto. Binho Samogim, do Setor Municipal de Turismo santarritense, e Edilson Faria, do município vizinho, idealizadores do trajeto, apresentaram o mapa do circuito de 360 quilômetros e mostraram placas, passaportes e outros itens que irão orientar os turistas que vão percorrer o caminho a pé ou de bicicleta.

Para o desenvolvimento do projeto, as cidades se mobilizaram, indicaram pontos turísticos, mapearam o ca- minho e sinalizaram o trajeto com placas, e contaram com apoio e assessoria do Senac São Carlos, por meio do Programa de Regionalização do Turismo.

“O projeto é resultado de oito meses de trabalho, isso só foi possível com a união da governança de todas as cidades envolvidas”, enfatizou o mediador de região turísticas do Senac, Eduardo Henrique Ferin da Cunha. “Vamos continuar trabalhando para desenvolver ainda mais este circuito turístico e desenvolver toda a economia regional”, concluiu.

O prefeito Leandro Luciano dos Santos, que participou de todo o lançamento, reafirmou seu apoio a iniciativa, como mais uma das ações de valorização do turismo que estão sendo tomadas no município. “Temos que apoiar nosso turismo, para trazer emprego e renda a nossa população”, disse o prefeito.

Em Santa Rita, o percurso já está todo sinalizado, sendo o primeiro dos 13 municípios a concluir a colocação das placas do “Caminho da Paz”. Binho Samogin conta que o projeto foi idealizado há muitos anos, mas só agora encontrou apoio e interesse dos municípios para sair do papel. “Era um sonho antigo nosso, que nasceu desde a criação do Caminho da Fé (rota semelhante, entre Tambaú e Aparecida)”, disse.

A partir do lançamento, os parceiros estarão desenvolvendo estratégias para transformar o Circuito Caminho da Paz em um dos principais do Estado, tanto pela sua importância turística, como para o desenvolvimento das cidades.

Informações sobre o projeto poderão ser obtidas nos Departamento de Turismo de cada município, no site www.circuitocaminhodapaz.com.br (em construção), ou na página do circuito no Facebook (www.facebook.com/circuitocaminhodapaz).

REGIÃO TURÍSTICA
A partir de 2017, Santa Rita fará parte de uma integração entre 13 municípios, formando nova região turística no mapa do Estado de São Paulo, com objetivo de gerar renda através do setor, atraindo visitantes de outras regiões e de todo país.

Os municípios participantes são os mesmos do recém-lançado Circuito Caminho da Paz, o primeiro produto turístico oferecido pela nova região, com apoio das prefeituras e da iniciativa privada.