Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Dicas para quem quer comprar um celular no final de ano


O fim de ano está aí e, seja para presente, ou para você mesmo, os novos smartphones brilham suas telinhas nas lojas, te convidando a ser seu dono. Claro que as opções são muitas, e sempre fica na cabeça aquela dúvida sobre qual é o melhor modelo que você precisa. As lojas, por sua vez, fazem promoções, colocam cartazes grandes com as melhores especificações dos modelos mais desejados, só que, mesmo assim, a dúvida continua. 

Desejamos então, com este material, tentar te ajudar um pouco na escolha do melhor smartphone. Lembramos que, embora todos sejamos seduzidos pelas propagandas, não existe um "smartphone ideal". Todos eles tem virtudes e defeitos, que devem ser colocados na balança para aí sim ver qual marca ou modelo se encaixa melhor em sua preferência, seja ela de valor ou desempenho.

Vamos começar falando do desempenho. Existem aparelhos com muita memória RAM, outros com bons processadores, mas vamos direto ao ponto: para quê você quer um smartphone? Se for apenas para checar seus emails e ver suas redes sociais, não é necessário jogar rios de dinheiro em um aparelho top. Muitos intermediários bons cumprem este papel, custando entre R$1000 a R$1500. Os intermediários entram no melhor custo-benefício, pois oferecem bom desempenho para vários tipos de público.

Outro ponto muito pesquisado pelas pessoas é a câmera. E aqui, o negócio é pesquisar com amigos ou na internet o desempenho das câmeras de cada smartphone. Peça a um amigo que tire uma foto com o smartphone, caso ele tenha um que te interesse, ou pesquise na Internet imagens tiradas com determinado aparelho, é comum existir fóruns online de determinado modelo onde usuários publicam suas imagens. Bateria é algo que precisa de atenção, caso você passe muito tempo longe de um carregador. Neste caso, prefira modelos com miliamperes (mAh) maiores, agora eles vem especificados com o produto. O mAh mede a resistência da bateria, e assim, geralmente, tem a ver com o maior tempo possível de autonomia da mesma.

Sobre o Sistema Operacional, sempre há duvidas, mas podemos resumir de uma maneira bem simples: o iOS, da Apple, é de longe o sistema mais leve e prático de se usar, mas seu usuário tem que entender que o sistema é burocrático e extremamente fechado, o que faz atividades simples como subir uma foto ou transferir músicas algo bem desgastante. O Android, apesar de equipar a grande maioria dos aparelhos, conta com modificações do fabricante, e algumas exageram em aplicativos que vem junto com o dispositivo e em funções que ninguém usa, dando então a preferência para as que usam o chamado "android puro", que vem apenas com o essencial para o funcionamento.

Por fim, não podemos deixar de lado o suporte. Muitos não dão a devida atenção, mas quando precisarem, podem ter grandes problemas. Pesquise sobre o suporte da marca que te interessa na Internet ou com amigos. Pesquise em sites como o www.reclameaqui.com.br sobre a reputação de atendimento da empresa e coloque isso na balança também ao escolher um aparelho. O suporte não é sinal de que tudo ocorrerá perfeitamente, mas sim que seu problema será resolvido da melhor maneira possível.