Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Zoonoses divulga balanço da Campanha antirrábica no município



O Serviço de Controle de Zoonoses, do Departamento Municipal de Saúde de Santa Rita do Passa Quatro, divul- gou esta semana o resultado da campanha de vacinação antirrábica, promovida nos dias 18, 24 e 25 de setembro, no município.

No total, nos três dias de vacinação, sendo um em área urbana (18/11) e os outros dois na zona rural e Distrito de Santa Cruz da Estrela, a campanha vacinou 4583 cães e 1102 gatos. Ao todo, foram 13 postos de vacinação espalhados por diversos bairros da cidade e na Estrela. Na Zona Rural, as equipes percorreram todas as propriedades do município, vacinando os animais nos próprios locais.

A campanha foi promovida com o apoio do curso de Medicina Veterinária da Unicastelo, de Descalvado, e com o Tiro de Guerra local. Serviço de Controle de Zoonoses agradece aos estudantes e à direção da faculdade, assim como o Sargento Cristiano Marchi, comandante do TG local, pela parceria nesta importante ação de saúde pública.

A raiva é uma doença transmissível entre animais e também do animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados.

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, desde 1981 não há registro de casos de transmissão da doença a seres humanos por cães ou gatos.