Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Conferimos o que há de mais avançado em tecnologia no Salão do Automóvel 2016


O Salão do Automóvel 2016 é o lugar em que apaixonados por carros podem conferir em primeira mão todas as novidades que estarão nas ruas nos próximos anos, ver de perto verdadeiras lendas da velocidade, além de ter a chance até de dirigir ou ser acompanhante em um dos possantes ali expostos.

Estivemos presente no evento deste ano, que marcou o "casamento" entre veículos e tecnologia avançada. Sim, eles "namoraram" por muitos anos, mas as evidências desta união ficaram mais evidentes apenas neste ano. Por trás dos designs, encontramos pelos estandes soluções práticas, para o dia a dia, como o SYNC, sistema comandado por voz nos carros da Ford que te permitem comandar seu celular sem tocar nele, e que tem a capacidade de discar para números de emergência imediatamente após o sistema identificar algum acidente. Detectar pedestres e controlar a velocidade do usuário também estão presentes nos veículos.

Além disso, pudemos também conferir de perto o Mustang, o lendário e possante carro da montadora, que estava presente em versão Shelby, coberta, com mais de 500 cavalos de potência, e o conversível, com 441 cv e muita elegância, além, claro, do Ford GT que também impressionou a todos os presentes. Sobre carrões, também tivemos a oportunidade de ver de perto dois F1: o da Renault e o McLaren Honda.


Outra coisa que impressionou foi o passeio que tivemos a bordo de uma Land Rover. O espaço construído pela montadora serviu para mostrar suas tecnologias off-road, mas que servem também para o dia a dia, como o freio automático, a TV que só funciona para o passageiro (o motorista continua vendo as opções do painel mesmo que alguém está assistindo a TV), e seu controle automático de suspensão, que faz uma inclinação de 40 graus parecer algo "comum".

E, por fim, também foi a chance de conferir a tecnologia fazendo cada vez mais parte dos automóveis. Realidade Virtual permitia o visitante a conferir os sistemas de segurança dos veículos, simuladores davam a oportunidade de pisar fundo nos carros mais potentes sem riscos de batê-los, e seja nos veículos mais populares ou nos carrões, a conexão com os celulares vão se tornando cada vez algo mais comum.