Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

4a Semana do Músico começa nesta quinta-feira



A Semana do Músico de Santa Rita do Passa Quatro chega a sua 4a edição a partir da próxima quinta-feira, dia 24. Promovido pelo Departamento Municipal de Esportes. Lazer, Cultura e Turismo, o evento segue até sábado, dia 26, na Praça Zequinha de Abreu.

Além de apresentações musicais, a Semana do Músico também irá prestar homenagens às pessoas que contribuíram com a arte e a cultura local, especialmente no setor musical, com a medalha Professor Octavio Bueno de Camargo. Este ano, serão oito homenageados que irão receber a medalha durante as apresentações que acontecem na Concha Acús ca.

Na primeira noite, a partir das 19h30, as apresentações musicais ficarão a cargo das musicistas Dominique Chiaperine, Gilvania Ciscato Romano, Gislaine Pereira Camargo, Mariângela Pereira Barioni, Ariadne Lamas, Alan Godoy e Solange Priscila Amaro de Souza. Serão homenageadas com Medalha Prof. Octávio Bueno de Camargo, Gilvania Ciscato Romano, Gislaine Pereira Camargo e Mariângela Pereira Barioni.

Sexta-feira, também a partir das 19h30, tem shows com as duplas Luciano Violeiro & Juliano Damas e Carlos Augusto & Daniel. E o homenageado será o Marco Bone .

A noite de sábado será especial, com a apresentação dos Amigos da BINJUM (Banda Infanto Juvenil Zequinha de Abreu), a partir das 20 horas. Em seguida, a Banda Municipal Zequinha de Abreu e o Coral Prof. Octávio Bueno de Camargo encerram a noite. Quem recebe as homenagens serão Luiz Aguiar Menon, Francisco Patrício dos Santos e Ricardo Pereira Brolo.

Na mesma noite haverá uma Homenagem Especial Póstuma a Domingos Thomazi Sobrinho, com a presença de familiares.

Com o objetivo de divulgar ar stas do município, a Semana do Músico começou a ser promovida desde 2013, em homenagem ao Dia do Músico, data comemorada anualmente no dia 22 de novembro.

CONHEÇA O HOMENAGEADO ESPECIAL
Domingos Thomazi Sobrinho (1928 - 2006) foi uma figura importante na história da música e da cultura santarritense. Nascido em Santa Rita do Passa Quatro no dia 13 de julho de 1928. Foi funcionário público e paralelamente dedicou-se ao que mais gostava: a música, o que o levou a par cipar intensamente na organização do Festival Zequinha de Abreu, entre os anos 1983 a 2000, junto ao Departamento de Cultura e Turismo de Santa Rita.

A paixão pela música, também fez com que ele se ingressasse na Banda Zequinha de Abreu, onde recebeu o uniforme que foi conservado por mais de 60 anos e doado ao Museu, sendo o único exemplar existente, que está exposto até hoje.

Antes disso, com apenas 16 anos, participou do Conjunto Musical Jazz Santa Rita, que ani- mou o carnaval local em 1944 e, devido ao sucesso, no seguinte foi fundada a Orquestra Zequinha de Abreu, que consagrou-se como uma das melhores da região, disputando os palcos dos salões com orquestras de grandes cidades, como Jabo cabal e Rio Preto, tendo permanecido até 1955, ano de sua ex nção. Nesse período, inclusive, par cipou da formação que deu o tulo de campeã a San- ta Rita, no programa de TV Tupi, Cidade x Cidade, apresentado por Silvio Santos.

Domingos Thomazi Sobrinho dominava o saxofone e o clarinete, dois instrumentos que amava e conservava como relíquias. Para um concurso durante o Fes val Zequinha de Abreu, em 1984, compôs uma marcinha denominada “Vovó Ana Preta”, homenageando a dona Ana Rita Borges.