Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Santarritense 2.0: Conheça o aplicativo que incentiva doações de sangue


O Brasil ainda é um dos países com o menor volume proporcional de doação de sangue da América Latina. Apesar de ser o primeiro em termos quantitativos, o País fica atrás de Argentina, Uruguai, Cuba e Chile quando o cálculo é proporcional (relativo ao número de habitantes). O levantamento feito entre os anos de 2012 e 2013 pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), braço da OMS (Organização Mundial de Saúde) nas Américas, mostra que ainda falta conscientização e engajamento por aqui.

Atualmente, menos de 2% da população brasileira doa sangue, sendo que a ONU considera ideal um percentual de 4% a 5% - índice alcançado apenas por Japão, Estados Unidos e outros países desenvolvidos. Para reverter esse quadro, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) lançou recentemente a nova versão do Hemogram.

O aplicativo, disponível para Android, faz o compartilhamento dos pedidos de doação via Facebook e envia alertas para notificar os doadores sobre a data da próxima doação. Quando o aplicativo é instalado, o usuário informa o tipo sanguíneo e fica sabendo de que forma pode ajudar, como, por exemplo, qual banco de sangue necessita de doação.

Tudo acontece em tempo real, com ajuda dos bancos de sangue. “É importante que o voluntário preencha todos os dados solicitados pelo aplicativo, pois isso facilitará o mapeamento e ele receberá somente notificações que tenham a ver com o tipo sanguíneo informado”, explica a coordenadora do projeto, Kellen Cristina de Lima.

O diretor-geral do Hemepar, Paulo Hatschbach, parabenizou o ICI pelo trabalho: “Ficamos muito felizes em receber e divulgar a nova versão do Hemogram, pois acreditamos que cada vez mais pessoas farão uso dessa solução”. Ele ainda destacou a oportunidade dada à população paranaense de contribuir com a captação de sangue, que é uma necessidade constante da rede do Hemepar, responsável poratender 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos de todo o Paraná.

Além do aplicativo, o ICI disponibiliza também um painel em plataforma web, que é utilizado pelos hemocentros. Por meio desse sistema, o Hemepar pode cadastrar os pedidos de doação de sangue, os quais são divulgados para os usuários do Hemogram de forma imediata.

De acordo com Marcelo Bellon, da Assessoria de Mercado do Instituto das Cidades Inteligentes, esse é um projeto que traz bastante orgulho à instituição. “Acreditamos que o Hemogram pode contribuir efetivamente com esse importante trabalho de captação de sangue em nosso Estado. E, quem sabe, possamos expandi-lo para outras regiões em breve”, projeta.

Para baixar o app, basta acessar:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.org.curitiba.ici.hemogram



Sobre o ICI
O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes – é uma organização paranaense, criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas para a gestão pública.