Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Inauguração de Ecoponto e plantio irão comemorar a Semana do Meio Ambiente



O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal irá inaugurar primeiro Ecoponto de Santa Rita do Passa Quatro. O evento acontece na próxima terça-feira, dia 7, em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

As atividades começam a partir das 14 horas, quando haverá plantio de mudas, em local entre o Jardim Alvorada e Recreio dos Bandeirantes que é usado indevidamente pela população no descarte de lixo. Além do plantio, o local será limpo e receberá cerca e placas indicativas para que as pessoas não depositem lixos naquele local e também alertando para o risco de proliferação de pragas, como o mosquito da dengue, por exemplo.

Após o plantio, acontecerá a inauguração do Ecoponto, que ca na Avenida José Ribeiro de Oliveira, onde está localizada a Caixa D’Água do Jardim Nova Santa Rita (Serra). O local será destinado a descarte pela população de pequenas quantidades de entulho de construção, restos de podas de árvores e lixo reciclável.

De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, o objetivo é atender as pequenas demandas, como sobras de reparos em imóveis, mas que não justificam a contratação, pelo proprietário, de uma caçamba, por exemplo.

O Ecoponto visa coibir o descarte irregular – em terrenos baldios ou beira de estrada -- de materiais que não podem ser considerados como lixo comum ou doméstico, este recolhido normalmente pelo serviço de limpeza pública municipal.

Quando se tratar de recicláveis, não haverá limite de volume aceito no Ecoponto, pois o material será todo destinado de maneira correta para a Associação dos Agentes Ecológicos de Santa Rita.

No caso de restos de poda ou de construção civil, o volume aceito no Ecoponto será limitado, pois visa atender a população que fez pequenos trabalhos e o volume gerado de resíduos não justi ca a contratação de serviço de recolha. No caso de volumes maiores, os responsáveis per- manecem obrigados a contratar as empresas de caçambas, normalmente.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Sempre enfatizando a educação ambiental, o Departamento de Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, está preparando uma série de ações entre os dias 6 e 10 de junho. Chamada de Semana do Meio Ambiente, a ação está voltada à conservação, preservação e conscientização. O objetivo é comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, no município, data anualmente celebrada no dia 5 de junho, em todo planeta.